sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Araraquara recebe exposição sobre o caminho histórico percorrido pelos Incas

Por: Davi Marques Pastrelo

Mostra gratuita “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca” entra em cartaz no dia 06 de fevereiro, no Teatro Municipal de Araraquara
                              
 Em meio às solicitações para que a Unesco declare o pré-hispânico caminho andino como Patrimônio Cultural da Humanidade, a mostra “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca” chega a Araraquara, no Teatro Municipal, na quinta-feira, 06 de fevereiro. A abertura será às 15h30, com entrada gratuita.

Em itinerância pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com o Museu da Imigração, Consulado Geral do Peru em São Paulo e Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria municipal da Cultura e Fundart, a exposição apresenta, por meio de imagens e objetos, a principal passagem andina, conhecida como "Caminho Real" ou "Caminho Inca".

A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima e tangencial do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal envolve ainda o Equador e a Argentina em mais de nove mil quilômetros de extensão.

Composta originalmente por 80 fotos e cerâmicas tradicionais do Peru, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo inca. As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

Na abertura, dia 06 de fevereiro, estarão presentes o cônsul geral do Peru, Arturo Jarama, o cônsul geral adjunto, Fernando Alvarez e a presidente executiva do Museu da Imigração, Marília Bonas.

A mostra pode ser vista de 06 de fevereiro até o dia 06 de abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado à Av. Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa. A entrada é gratuita.
                             
 Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Imigração

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo está em processo de restauro das edificações e implantação de nova exposição de longa duração. Trata-se do primeiro restauro completo realizado no edifício desde que ele teve sua construção concluída, em 1887. Enquanto aguarda a reabertura de suas novas instalações, o Museu da Imigração, que pesquisa, preserva e comunica o patrimônio relacionado aos processos migratórios ligados a São Paulo, oferece - por meio do site, eventos e exposições temporárias - a oportunidade única de conhecer a rica trama que compõe o Estado por meio de seus acervos museológicos, textuais, iconográficos e de história oral.

SERVIÇO:
Exposição “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca”

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)
Período: de 06/02 a 06/04
Abertura: 06/02, às 15h30
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas
Informações: (16) 3335-5183

0 comentários:

Postar um comentário