quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Araraquara realiza exposição de arqueologia e paleontologia.

Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara estará aberto no domingo (26)
                          

Aos domingos, o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara estará aberto para visitação das 10 às 14 horas, dentro da programação da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart que, a cada domingo, abre um dos museus da cidade. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão percorrer a exposição “Mapa: múltiplos olhares”, além de uma exposição sem título que reúne fósseis e arenitos. A programação conta também com a exibição do desenho animado “Os Croods” e com jogos de montagem de dinossauros.

                            

A exposição “Mapa: múltiplos olhares” instiga o interesse do público sobre o universo da Arqueologia e da Paleontologia, para buscar uma visão ampla sobre o assunto e a história em Araraquara. Com uma expografia contemporânea e atrativa a exposição reflete uma arqueologia inovadora, que estuda o passado a partir das questões do presente. 

A exposição se divide em três módulos. No primeiro deles, se destaca a atuação do Mapa, suas coleções, e a diferença entre Arqueologia e Paleontologia. Aqui está instalado um painel, com uma Linha do Tempo, localizando e situando Araraquara e o Estado de São Paulo no contexto mundial. As sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara são o mote do segundo módulo, revelando experiências de 10 mil anos atrás até o presente. A última etapa apresenta as arqueologias do século XXI, retratadas pelo acervo do Mapa. São 40 gavetas portando as mais representativas peças das coleções do museu. 

A exposição traz ainda um vídeo institucional e educativo sobre os museus de Araraquara, de 18 minutos, produzido com a direção do cineasta Guilherme Bonini. 

O Mapa, hoje, é uma referência como uma das maiores e melhores coleções de arqueologia do interior de São Paulo, nas linhas de pesquisa de materiais em cerâmica e líticos, e possui um acervo de mais de 40 mil peças, sendo que 90% delas estão armazenadas na reserva técnica, no CECRAD - Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos - Espaço Paulo Mascia, localizado na Praça Pedro de Toledo.

Vale destacar que a abertura dos museus é rotativa, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas. 

SERVIÇO:
Museus aos domingos

Horário: das 10 às 14 horas

Entrada gratuita

- Dia 26/01: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)

0 comentários:

Postar um comentário