AUTO POSTO ELDORADO

Qualidade e segurança para você e seu carro. Conveniência com uma super padaria, para receber toda sua família. Venha conhecer!

Tecnologia - Apple e China Mobile firmam acordo para vender iPhones

A China Mobile, que tem cerca de 760 milhões de clientes, começará a registrar encomendas do iPhone a partir de 25 de dezembro.

OBELIX - Marmoraria e Acabamentos

Desde 1991, a Obelix sempre ofereceu produtos e serviços no segmento de pedras decorativas.

Economia - Inflação oficial fecha 2013 em 5,91%, diz IBGE

Variação do IPCA ficou dentro do teto da meta do Banco Central.

Super Manhã com Leandro Troiano, na Rádio Clube Imperial, AM 1.120 Khz

Tenha uma programação de qualidade no seu rádio ou clique aqui e acompanhe pela internet.

Tecnologia - E você achando que a resolução Full HD é uma maravilha

O padrão de resolução Full HD (Full High Definition) que tanto impressiona nós brasileiros pela sua boa qualidade de imagem, já está se tornando obsoleta em outros países; sim, OBSOLETA.

China proíbe jogo 'Battlefield 4' por questões de 'segurança nacional'

Game foi banido por conspiração militar contra o governo chinês no enredo. Produtos ligados ao jogo também não poderão ser vendidos na China.

Floricultura FLORIFESTA - Qualidade e variedade para sua tranquilidade

Nos melhores e piores momentos da vida, você precisa de profissionalismo e qualidade.

Colunista - Manias são mais comuns do que se imagina, mas podem esconder desvio psicológico

Divertida ou estranha aos olhos alheios, o fato é que a mania faz parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Confira em primeira mão o trailer oficial de "Araraquara: Memórias de uma cidade"

O documentário “ARARAQUARA - Memórias de uma Cidade" estréia no dia 13 de dezembro no Cine Lupo.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Museu Ferroviário de Araraquara estará aberto domingo (09)

Por: Davi Marques Pastrelo
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo estará aberto no domingo (09), fazendo parte da programação da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart que abre os museus da cidade aos domingos. Com entrada gratuita, os interessados podem visitar o museu das 10 às 14 horas.

O Museu Ferroviário apresenta em suas salas de exposições mostras de diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). São ferramentas das oficinas, objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas), além do material gráfico, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, carteirinhas de ferroviários – entre outros. As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia.


O saguão superior conta com a Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório. Na Sala dos Ferroviários, com ante-sala, podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, uniformes de ferroviários, além de uma foto gigante dos operários – com mais de 200 pessoas – na Oficina da EFA, em 1932, em Araraquara. Nesta sala também há uma TV que circula imagens da EFA e da Cia. Paulista.

No Salão Principal há um painel de 7,5 metros denominado “Linha do Tempo”. O visitante pode observar a história da ferrovia, década a década, de 1830 até os dias de hoje. Com material didático, a Linha do Tempo apresenta um panorama da ferrovia no mundo, no Brasil, e em Araraquara.

Os visitantes podem observar no saguão de entrada do Museu um painel com dez fotografias em preto e branco e um pequeno texto que ilustram em diferentes épocas, a Estação Férrea de Araraquara, a Estrada de Ferro e os ferroviários.

O objetivo do Museu Ferroviário é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia.

Vale destacar que a abertura dos museus é rotativa, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas. O Museu Ferroviário de Araraquara funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Mais informações: (16) 3332-3739.

SERVIÇO:
Museus aos domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita

- Dia 09/02: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
(Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)

Araraquara recebe exposição sobre o caminho histórico percorrido pelos Incas

Por: Davi Marques Pastrelo

Mostra gratuita “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca” entra em cartaz no dia 06 de fevereiro, no Teatro Municipal de Araraquara
                              
 Em meio às solicitações para que a Unesco declare o pré-hispânico caminho andino como Patrimônio Cultural da Humanidade, a mostra “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca” chega a Araraquara, no Teatro Municipal, na quinta-feira, 06 de fevereiro. A abertura será às 15h30, com entrada gratuita.

Em itinerância pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com o Museu da Imigração, Consulado Geral do Peru em São Paulo e Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria municipal da Cultura e Fundart, a exposição apresenta, por meio de imagens e objetos, a principal passagem andina, conhecida como "Caminho Real" ou "Caminho Inca".

A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima e tangencial do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal envolve ainda o Equador e a Argentina em mais de nove mil quilômetros de extensão.

Composta originalmente por 80 fotos e cerâmicas tradicionais do Peru, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo inca. As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

Na abertura, dia 06 de fevereiro, estarão presentes o cônsul geral do Peru, Arturo Jarama, o cônsul geral adjunto, Fernando Alvarez e a presidente executiva do Museu da Imigração, Marília Bonas.

A mostra pode ser vista de 06 de fevereiro até o dia 06 de abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado à Av. Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa. A entrada é gratuita.
                             
 Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Imigração

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo está em processo de restauro das edificações e implantação de nova exposição de longa duração. Trata-se do primeiro restauro completo realizado no edifício desde que ele teve sua construção concluída, em 1887. Enquanto aguarda a reabertura de suas novas instalações, o Museu da Imigração, que pesquisa, preserva e comunica o patrimônio relacionado aos processos migratórios ligados a São Paulo, oferece - por meio do site, eventos e exposições temporárias - a oportunidade única de conhecer a rica trama que compõe o Estado por meio de seus acervos museológicos, textuais, iconográficos e de história oral.

SERVIÇO:
Exposição “Qhapaq Ñan: O grande caminho Inca”

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)
Período: de 06/02 a 06/04
Abertura: 06/02, às 15h30
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas
Informações: (16) 3335-5183

Araraquara realiza Feira de adoção de animais dia 8 de Fevereiro

Por: Davi Marques Pastrelo

Local: Parque Infantil (altura da Rua São Bento com a Av. São Geraldo – Centro), Horário: das 9h30 às 13h30

                          

Datas de realização (1º semestre de 2014):
Fevereiro: 08, 15 e 22
Março: 08, 15 e 22
Abril: 05, 12 e 26
Maio: 03, 10, 17 e 31
Junho: 07, 14 e 28

                                  
A Feirinha de Adoção de Animais Carentes é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fim de buscar novos lares para cães e gatos, filhotes e adultos que foram abandonados ou perdidos. 


Todos os cães e gatos que participam da Feirinha foram resgatados das ruas e participam da Feirinha já castrados, vermifugados, vacinados e microchipados. 

Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos, passar por uma entrevista, apresentar CPF e RG, e se comprometer a castrar o animal adotado. Os interessados em adotar gatinhos devem levar uma caixa para transporte do animal; já para adoção de cachorros devem levar coleira e guia. 

Além de encontrar novos lares para os animais, a Feirinha também tem o objetivo de alertar para a guarda responsável, já que abandonar animal é crime de acordo com a lei federal 9605/98. Os voluntários das associações, durante a Feirinha, divulgam informações sobre a guarda responsável, mostrando aos interessados que a adoção é um ato de responsabilidade.

Para a adoção de animais fora da Feirinha, o telefone de contato é: 3214-0243 ou 98159-2993, com Alessandra. 

Quem quiser ser voluntário nas Feirinhas, basta ligar na Secretaria do Meio Ambiente, no telefone 3301-9000, e falar com Edvaldo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Condenado no mensalão, Henrique Pizzolato é preso pela PF


A Polícia Federal confirmou nesta quarta-feira a prisão do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no julgamento do mensalão. Ele estava foragido na Itália. As informações são da GloboNews

Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses, na ação penal 470, o processo do mensalão. O ex-diretor do BB estava foragido desde o dia 15 de novembro, quando a prisão dele e de outros condenados no processo do mensalão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).



Fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/julgamento-do-mensalao/condenado-no-mensalao-henrique-pizzolato-e-preso-pela-pf,afa0d18fa7204410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Confira os eventos astronômicos de 2014

Por: Davi Marques Pastrelo

15 de abril: Eclipse lunar total - O eclipse será visível em quase toda a América do Norte, América do Sul e Austrália.

22 e 23 de abril: Chuva de meteoros Liriadas - As Liriadas são um chuveiro médio, produzindo normalmente cerca de 20 meteoros por hora em seu pico.

29 de abril: Eclipse solar anular - O fenômeno começará ao largo da costa da África do Sul e passará pela Antártida e costa leste da Austrália.

5 e 6 de maio – Chuva de meteoros Eta Aquáridas - Essa chuva de meteoros geralmente produz cerca de 10 meteoros por hora em seu pico.

7 de junho – Conjunção da Lua e Marte – Os corpos celestes ficarão em uma conjunção perfeita, o que garantirá belas fotos.

 28 e 29 de julho – Chuva de meteoros Delta Aquáridas - Essa chuva pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico.

12 e 13 de agosto – Chuva de meteoros Perseidas – Uma das melhores chuvas para observar, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico.

28 de agosto – Conjunção de Vênus e Júpiter – Os corpos celestes starão em uma conjunção que trará uma beleza incrível para o céu noturno.

29 de agosto - Netuno em oposição – O planeta azul vai ter a sua maior aproximação em relação à Terra e sua face será totalmente iluminada pelo sol.

07 de outubro - Urano em oposição – O planeta azul-esverdeado terá a sua maior aproximação em relação à Terra e sua será totalmente iluminada pelo sol.

08 de outubro – Eclipse lunar total - O eclipse será visível em quase toda a América do Norte, América do Sul, leste da Ásia e Austrália.

22 e 23 de outubro – Chuva de meteoros Oriónidas - Essa chuva produzirá cerca de 23 meteoros por hora.

23 de outubro – Eclipse solar parcial - O eclipse parcial será visível em quase toda a América do Norte e Central.

17 e 18 de novembro – Chuva de meteoros Leonídeas - Essa chuva de meteoros produz uma média de 40 meteoros por hora em seu pico.

13 e 14 de dezembro – Chuva de meteoros Gemínidas - Considerada por muitos como a melhor chuva de meteoros, as Gemínidas são conhecidos por produzir até 60 meteoros por hora em seu pico.




Fonte: http://misteriosdomundo.com/os-principais-eventos-astronomicos-de-2014#ixzz2qx6SCQXT

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Suécia está abolindo o uso de cédulas de dinheiro

Por: Davi Marques Pastrelo

A Suécia está abolindo aos poucos o uso de cédulas de dinheiro. De acordo com a publicação da agência Associated Press, o país foi a primeira nação europeia a introduzir notas como moeda corrente em 1661. Agora, os suecos querem ser pioneiros também na adoção de métodos de pagamentos online.
Na maioria das cidades suecas, os transportes públicos não aceitam mais dinheiro. As passagens são pré-pagas ou adquiridas por meio de mensagens de textos enviadas pelo celular. Uma pequena parcela das empresas, que está em crescimento acelerado, só aceita pagamentos efetuados com cartões de débito e crédito.
Algumas agências bancárias pararam de lidar com notas, focando seus serviços apenas em transações eletrônicas. O resultado disso foi a queda no número de assaltos aos bancos no país. 
Em 2008, ocorreram 110 assaltos, em 2011 foram apenas. Os roubos aos serviços de transportes de valores também apresentaram uma redução considerável.

Araraquara decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento do ex-prefeito Clodoaldo Medina


Por: Davi Marques Pastrelo

O prefeito Marcelo Barbieri decretou nessa segunda-feira (3) luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-prefeito Clodoaldo Medina nesta madrugada.

“Clodoaldo Medina será lembrado para sempre na história de Araraquara. Um homem visionário, empreendedor e ativo, foi responsável por uma gestão dinâmica e fundamental para nossa cidade. Lamento seu falecimento e deixo meus sinceros votos de pesar a sua esposa Dorinha, seus filhos, netos, familiares e amigos”, afirma o prefeito Marcelo Barbieri.

Medina foi prefeito de Araraquara por dois mandatos, de 1973 a 1976, eleito com 19.042 votos, e de 1983 a 1988, com 32.678 votos. Em junho de 1988, antes do final de seu segundo mandato, Clodoaldo Medina, a convite do governador do Estado Orestes Quércia, deixa a Prefeitura e assume o cargo de presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Nesses dois períodos em que esteve à frente da Prefeitura, foi responsável por realizações importantes que impulsionaram o desenvolvimento da cidade.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Teatro Municipal, Vaz Filho, Alameda Paulista e a canalização de parte do Rio do Ouro, que permitiu a construção da Via Expressa, foram algumas das obras realizadas por Medina e que até hoje são fundamentais para a qualidade de vida no município.

Em 1983, o prefeito Medina colocou em prática uma das políticas públicas mais importantes de Araraquara. Em conjunto com professores da Unesp, Medina elaborou a política educacional vigente até hoje na rede pública, com a introdução dos Centros de Educação e Recreação (CER).

Clodoaldo Medina também foi responsável por trazer a Villares para a cidade, hoje a Iesa, e dar o primeiro grande impulso desenvolvimentista de Araraquara.

Antes da política, Medina foi comerciante de sucesso. Proprietário da Eletro Tamoio, Clodoaldo se tornou conhecido e influente por toda a cidade, o que o levou a ocupar o cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) entre 1962 e 1966, além de ser um dos fundadores do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio).

Clodoaldo Medina, natural de Recreio (MG), era casado com Dora Galvão Medina, com quem teve os filhos Clodoaldo Junior, Adriana, Rodrigo e Valéria. O ex-prefeito está sendo velado no Velório Municipal e o enterro será nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, às 10h, no cemitério São Bento.


Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Araraquara abrirá o museu do futebol a partir do dia 2 de fevereiro

Por: Davi Marques Pastrelo

Araraquara inicia uma nova experiência na cidade: a abertura de museus aos domingos. A idéia visa aproximar os cidadãos e visitantes de Araraquara destes espaços culturais, para apreciação de suas exposições. O programa é rotativo, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas.

Neste dia 02 de fevereiro, no Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, os visitantes terão a oportunidade de prestigiarem duas exposições: a rotativa “As Guerreiras Grenás” e a permanente “AFE: o passado inspirando o futuro”.
                              
“As Guerreiras Grenás” destaca o tema futebol feminino da Ferroviária/Fundesport, apresentando fotografias, camisas, troféus e outros objetos da equipe. A idéia da exposição surgiu devido ao momento atual vivido pela equipe, com os ótimos resultados que vêm sendo conquistados, como o tetracampeonato paulista. As atletas foram homenageadas depois de passarem invictas com 12 vitórias e seis empates pelo Campeonato Paulista de 2013.

Além de “As Guerreiras Grenás”, os visitantes poderão visitar a exposição permanente “AFE: o passado inspirando o futuro”. A exposição reúne todos os times formados pela Ferrinha desde o seu primeiro jogo, em 1951, apresentando também troféus, jornais, cartazes, camisas – entre outras peças que retratam o time de Araraquara. A seleção dos vários times que representaram a Ferroviária está exposta em formato de quadros, através de fotografias padronizadas com os jogadores perfilados.

                           
A Ferroviária, com apenas cinco anos de fundação, já participava dos jogos da Primeira Divisão, o que lhe rendeu grande fama na década de 60, na “Era Pelé”, além de destaque para muitos de seus jogadores. Entre os craques evidenciados do time na exposição, estão: Bazani, o principal jogador da história da AFE; e Teia, artilheiro do time em 1968, ano que superou o número de gols de Pelé.

Várias outras peças podem ser observadas na exposição, entre elas: os principais troféus, um jogo de botão com um time dos anos 60, disco com o hino do clube (gravado pela Banda do Brejo, em 1983), carteirinha de associado do clube, tabela de campeonato, canhoto de ingressos, vídeos e livros esportivos.

É possível ainda observar fotos da construção do estádio, inaugurado em 10 de junho de 1951; e também das piscinas do clube, em 1954. Outros esportes praticados na Ferroviária – como atletismo ou ciclismo – e alguns eventos - como desfiles e corrida de lambretas - também estão estampados nas paredes do museu.

O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara está localizado na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”. O horário para visitação é: de segunda a sexta, das 8 às 17h; aos sábados, das 8h30 às 12h. Vale reforçar que neste domingo, dia 02 de fevereiro, os interessados podem visitar o espaço entre 10 e 14 horas. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:
Museus aos domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita

Programação:
- Dia 02/02: Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara
(Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”)

- Dia 09/02: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
(Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)

- Dia 16/02: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)

- Dia 23/02: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria
(Praça pedro de Toledo, s/nº - Centro)