AUTO POSTO ELDORADO

Qualidade e segurança para você e seu carro. Conveniência com uma super padaria, para receber toda sua família. Venha conhecer!

Tecnologia - Apple e China Mobile firmam acordo para vender iPhones

A China Mobile, que tem cerca de 760 milhões de clientes, começará a registrar encomendas do iPhone a partir de 25 de dezembro.

OBELIX - Marmoraria e Acabamentos

Desde 1991, a Obelix sempre ofereceu produtos e serviços no segmento de pedras decorativas.

Economia - Inflação oficial fecha 2013 em 5,91%, diz IBGE

Variação do IPCA ficou dentro do teto da meta do Banco Central.

Super Manhã com Leandro Troiano, na Rádio Clube Imperial, AM 1.120 Khz

Tenha uma programação de qualidade no seu rádio ou clique aqui e acompanhe pela internet.

Tecnologia - E você achando que a resolução Full HD é uma maravilha

O padrão de resolução Full HD (Full High Definition) que tanto impressiona nós brasileiros pela sua boa qualidade de imagem, já está se tornando obsoleta em outros países; sim, OBSOLETA.

China proíbe jogo 'Battlefield 4' por questões de 'segurança nacional'

Game foi banido por conspiração militar contra o governo chinês no enredo. Produtos ligados ao jogo também não poderão ser vendidos na China.

Floricultura FLORIFESTA - Qualidade e variedade para sua tranquilidade

Nos melhores e piores momentos da vida, você precisa de profissionalismo e qualidade.

Colunista - Manias são mais comuns do que se imagina, mas podem esconder desvio psicológico

Divertida ou estranha aos olhos alheios, o fato é que a mania faz parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Confira em primeira mão o trailer oficial de "Araraquara: Memórias de uma cidade"

O documentário “ARARAQUARA - Memórias de uma Cidade" estréia no dia 13 de dezembro no Cine Lupo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

História de Américo Brasiliense

História de Américo Brasiliense
Por: Davi Marques Pastrelo 

A origem das cidades de Américo Brasiliense e Santa Lúcia foi a Sesmaria do Rancho Queimado, desmembrada da Sesmaria do Ouro. Comprada por Germano Xavier de Mendonça de Veridiana Duarte Novaes, freira do convento de Itu em 1854, Rancho Queimado teve como seus primeiros moradores a família de Germano e de Martimiano de Oliveira, mais tarde vieram as famílias de Manoel Antonio Borba e do coronel Américo de Toledo Pizza.

Entre 1830 e 1860 houve a expansão do pastoreio em direção aos rios Grande e Moji-Guaçu. Com um número grande de imigrantes chegando à região houveram vários conflitos por posses de terras.Mais tarde teve início a lavoura de cana.

Quem foi Américo Brasiliense: O nome da vila de Américo Brasiliense foi dado por Manoel Antonio Borba, homenageando seu amigo republicano, Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Nascido em Sorocaba, em 8 de Agosto de 1833, Américo Brasiliense foi político, jurisconsulto e escritor. De tendências abolicionistas e republicano, faleceu em Guanabara, Rio de Janeiro em 25 de Março de 1896.

A chegada da ferrovia em 1892, depois de quase 40 anos da chegada das primeiras famílias à vila, foi um marco para Américo Brasiliense. A ferrovia construída em grande parte com dinheiro dos produtores de café, passava a integrar agora a vila às demais regiões do estado.

A principal atividade econômica do povoado era a produção de café e de hortifrutigranjeiros, a Fazenda Etrúria, de propriedade de Vicente Puchanti, era uma das principais da vila.

Embora possuísse muitos problemas de saneamento básico, em 1895 com a notícia de que a epidemia de febre amarela havia atingido a Araraquara, muitas pessoas começaram a se mudar para Américo Brasiliense e para fazendas e povoados próximos.
Órgãos admistrativos e públicos também se instalaram lá, estes foram os casos da Câmara Municipal de Araraquara e de cartórios, nesse período foram construídos casas, bancos, cartórios, escritórios de advocacias, empresa telefônica e casas comerciais.


Rua 9 de julho em 1910

No ano de 1914, Américo já contava com cerca de 90 casas, com luz elétrica e água encanada, duas escolas e ruas arborizadas. Possuía um centro comercial que contava com farmácias, restaurantes, hotéis, relojoaria, padaria, cervejaria, sapataria, barbearia, armazéns de secos e molhados, ferrarias, açougues, casa de máquina de moer café e arroz, e profissionais liberais, como médicos e dentistas. As principais ruas eram a rua Botafogo, hoje Nove de Julho, a avenida da Saudade, hoje Tereza Marsili e a Manoel Borba.


Grupo Escolar em 1910

Em 1922 os imigrantes italianos fundaram o Americano futebol Clube, o clube mais antigo da região, A origem das cores do time foi inspirada nas cores da bandeira italiana. O clube contava com campo de futebol próprio, que ficava próximo à fabrica metalúrgica existente na cidade.

A cidade se transforma em distrito de paz de Araraquara em 20 de novembro de 1922. Após conquistar sua autonomia política, a cidade cresceu em todos os setores sociais. Na década de 80 a população da cidade girava em torno de 12 mil habitantes, hoje são quase 30 mil habitantes.

A emancipação política de Américo Brasiliense se deu em 1963, através da realização de plebiscito entre os moradores. Os mesmos, satisfeitos com a vitória quase unânime, saíram às ruas para comemorar. Em 1964, ocorrem as primeiras eleições, com dois candidatos concorrendo ao cargo de prefeito.

Em 21 de março de 1965, foi instalado o município de Américo Brasiliense, sob a presidência do Senhor Doutor Francisco Loffredo Junior, Juiz de Direito da 1ª Vara e Diretor do Forum da Comarca de Araraquara.

Fotos: Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense.

Taquaritinga completa 121 anos, conheça a história da vila que deu origem à cidade

Por: Davi Marques Pastrelo

A vila que deu origem à Taquaritinga foi fundada em 8 de junho de 1868 com o nome de Vila de São Sebastião dos Coqueiros. 
Em 25 de julho de 1892, foi elevada à distrito de Jaboticabal com o nome de Ribeirãozinho.

Foi somente em 16 de agosto de 1892 que o distrito foi elevado à município, no entanto, o nome Taquaritinga somente foi adotado em 25 de novembro de 1907.

A cidade possuiu vários nomes antes do atual, Taquaritinga, é originário do Tupi-Guarani e significa " Água branca da taquara", os termos takûara (taquara), 'y (água) e tinga (branco).Fundada com a doação de terras de proprietários rurais liderados por Bernardino José de Sampaio, uma área de 64 alqueires na Fazenda Boa Vista próxima às margens do Ribeirão dos Porcos. As terras eram avaliadas em 180 mil réis, foram doadas para constituírem a localidade de São Sebastião dos Coqueiros, o nome era devido à abundância desta árvore na região.
                                            
                                                                   Igreja Matriz de São Sebastião

O marco para a construção de Taquaritinga é onde atualmente se encontra a Praça Doutor Waldemar d'Ambrosio (antiga Praça Centenário), desde 1992 é usada a Praça 1º de Maio. 

A vila entretanto, teve início na margem direita do riacho Ribeirãozinho, local conhecido como baixada do Sapo. Historiadores registram que o primeiro casebre, construído de pau-a-pique é atribuída ao caboclo Joaquim Gerônimo. O local servia de “o pouso” para viageiros, transportadores de boiadas e tropas, provenientes do latifúndio de José Francisco de Castilho, o “Capa Preta”, dono da sesmaria que se estendia do sertão de Araraquara até o rio Tietê. Na atual rua Hermínio Piva, próximo de onde hoje está instalado o Frigorífico Taquaritinga. 

                                     
                                                         Estação ferroviária de Taquaritinga, década de 40

Bernardino José de Sampaio nasceu em 13 de novembro de 1831 em Araraquara. Doou quinze dos 64 alqueires doados em 1868, em 1870 morava na Fazenda Paraguaçu, onde iniciou a primeira cultura de café. Em 25 de julho de 1892, foi eleito o primeiro juiz de Paz, em 22 de dezembro do mesmo ano foi eleito primeiro presidente da câmara. Faleceu em 22 de abril de 1896, aos 65 anos, seu corpo foi o primeiro a ser sepultado na atual necrópole.

A Revolta do Ribeirãozinho
O final   do século   XIX e início    do século   XX no  Brasil e   em  São Paulo  foi  marcado pela  disputa  entre Republicanos  e  pessoas que se opunham e  pretendiam restaurar a Monarquia  no  Brasil,  com  a  coroação do príncipe  Dom  Luiz  de  Orleans  e  Bragança.

O então presidente da República era Campos Salles, o levante em Taquaritinga, na época chamada de Ribeirãozinho teve início em 23 de agosto de 1902. Às três horas da manhã alguns homens cercaram a cidade e proclamaram a Monarquia, invadiram a delegacia, onde depuseram o delegado Virgílio Nogueira, deixando Thomaz Mendonça como interino.

Avelino Nogueira tomou a estação ferroviária e disparou mensagens de telégrafo para diversos locais, comunicando que o regime monárquico havia sido restaurado em Ribeirãozinho. Os cerca de 200 revoltosos pretendiam seguir para Araraquara e de lá ir à São Paulo participar do jantar em homenagem ao Imperador empossado. O aviso no entanto, não veio no dia seguinte, o telegrama que chegou avisava que o Governo Republicano não tinha aceitado a notícia da revolta e que havia preparado um contra ataque.

O telegrama trazia a mensagem: “Não venham mais. Revolta fracassou. Segue trem especial 400 praças”. Neste momento ficaram sabendo que apenas em Ribeirãozinho e em Espírito Santo do Pinhal o movimento foi levado à sério.A restauração da Monarquia em Taquaritinga durou pouco mais de um dia e o fato entrou para a História como a Revolta do Ribeirãozinho. Até hoje a coroa imperial está representada nos símbolos municipais.

Os líderes da campanha foram Joaquim Matheus Côrrea, Pedro Paulo Côrrea, Leonardo Botelho, Thomaz Sebastião de Mendonça, João de Toledo Lara, coronel João Ferreira de Castilho, Dr. Augusto de Castilho, Dr. Eulógio de Matos Pitombo, coronel Gustavo Augusto de Moraes, José Ferreira Leite, Alberto Costa Osório de Souza e Avelino de Negreiros, dentre outros.

A revolução constitucionalista de 1932:

A Revolução Constitucionalista de 32 foi o maior conflito militar da história brasileira no século passado. O estado de São Paulo tinha como objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o país e o separatismo do estado.
Taquaritinga teve participação decisiva no confronto enviando mais de 300 homens ao front. Os voluntários assinaram um livro que está até hoje na Prefeitura Municipal. As mulheres contribuíram com a costura de fardas, enquanto os homens que não puderam ir cuidavam das famílias daqueles que foram para a guerra.

No coreto da praça que depois se chamaria “9 de Julho”, (atualmente Praça Dr. Horácio Ramalho), foi instalado um alto-falante, de onde se transmitiam notícias do front. Três taquaritinguenses morreram durante os conflitos: Clineu Braga de Magalhães, Dilermando Dias dos Santos e Octávio dos Santos Calheiros.

História de Araraquara


A fundação de Araraquara:

Por: Davi Marques Pastrelo

Araraquara foi fundada por Pedro José Neto em 22 de agosto de 1817. Natural de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim - RJ, Pedro José Neto foi viver em Itú por volta de 1787, em 1790 fugiu de Itú rumo aos "Campos de Araraquara" devido à problemas com autoridades da região.

Juntamente com seus filhos instalou-se nos Campos de Aracoara, onde construíram a Capela de São Bento, santo que se tornaria padroeiro da cidade. A região era habitada pelos índios Guayanases, nome da cidade "Aracoara" em Tupi-Guarani significa: Lugar onde mora a luz do dia, ou "Morada do Sol".

Nos Campos de Araraquara, Pedro José Neto estabeleceu posse das regiões do Ouro, Rancho Queimado, Cruzes, Lageado, Cambuy, Bonfim e Monte Alegre.

Em 22 de Agosto de 1817, de acordo com o decreto real nº 32, foi criada a freguesia de São Bento, na época com cerca de 336 habitantes. Sua economia era baseada na pecuária e agricultura de subsistência.

Em 30 de Outubro de 1817, foi elevada à categoria de distrito e em 10 de Julho de 1832 passou a categoria de município, o qual somente foi instalado em 24 de Agosto de 1833. Foi neste período, que José Joaquim de Sampaio, trouxe para Araraquara as primeiras mudas de café e de laranja.

Durante a década de 1830 a 1885, o café teve pouca importância na economia da cidade, devido ao alto custo do transporte e mão de obra escrava, dos quase sete mil habitantes da cidade na época, cerca de 1000 eram escravos.

Araraquara passou à categoria de comarca em 20 de Abril de 1866, de acordo com a lei provincial nº 61. Neste período a cidade já possuía um aspecto urbano agradável, de acordo com relatos do Tenente - Bacharel Alfredo D. ’Escragnole, durante sua volta da Guerra do Paraguai.
Com a chegada da ferrovia em 1884, a mão de obra escrava é substituída pela mão de obra do imigrante (principalmente italianos, portugueses e espanhóis), a cidade entra no complexo comercial do café.

Pouco antes do advento da Republica, em 6 de fevereiro de 1889 é elevada à categoria de Cidade, pela lei provincial de nº 07.

Carta assinada por Pedro José Neto e mais 18 posseiros, que deu origem a concessão da Sesmarias de Terras



Abaixo a carta escrita pelo senador Vergueiro em 1816, pedindo a fundação de Araraquara: