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Economia - Inflação oficial fecha 2013 em 5,91%, diz IBGE

Variação do IPCA ficou dentro do teto da meta do Banco Central.

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Game foi banido por conspiração militar contra o governo chinês no enredo. Produtos ligados ao jogo também não poderão ser vendidos na China.

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Colunista - Manias são mais comuns do que se imagina, mas podem esconder desvio psicológico

Divertida ou estranha aos olhos alheios, o fato é que a mania faz parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Confira em primeira mão o trailer oficial de "Araraquara: Memórias de uma cidade"

O documentário “ARARAQUARA - Memórias de uma Cidade" estréia no dia 13 de dezembro no Cine Lupo.

sábado, 24 de agosto de 2013

Araraquara retratada nos traços de Kiko Lopes

Por: Davi Marques Pastrelo
As paisagens urbanas e os personagens de Araraquara retratados pelos traços inconfundíveis de Kiko Lopes, os retratos desse artista autodidata traçam o panorama do cotidiano da Morada do Sol.
Kiko lopes é um conhecido ilustrador de Araraquara, seus desenhos já foram publicados nos principais jornais da cidade. Ele é especialista em paisagens, retratos de pessoas e de momentos do cotidiano, ainda criança ele aprendeu a desenhar com cursos que eram enviados pelo correio.

Ele também é professor e ensina pessoas de todas as idade a desenhar com uma técnica peculiar. Com simples traços é possível se desenhar o que quiser, facilitando na hora de dar asas a imaginação.

Confira alguns trabalhos dele:












Consulado da Coréia do Sul conhece instalações da Iesa

Reprodução: Prefeitura Municipal de Araraquara

Comitiva foi recepcionada pelo prefeito Marcelo Barbieri e participou das comemorações dos 196 anos de Araraquara

O cônsul geral da República da Coréia do Sul, Sang Shik Park, o cônsul de Assuntos Econômicos, Joo Hoo Kim, e o coordenador Administrativo e intérprete Sung Bum foram recepcionados pelo prefeito Marcelo Barbieri, no feriado dessa quinta-feira (22), durante as festividades de aniversário de Araraquara, que completou 196 anos. Eles acompanharam o Desfile Cívico na manhã de quinta-feira e, à tarde, visitaram as instalações da Iesa, empresa parceira da coreana Hyundai na fabricação de 240 carros de passageiros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

                              

O contrato com o Governo do Estado para a produção dos trens já foi assinado no último dia 9, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Para o prefeito Marcelo, o consórcio é de grande importância para a região de Araraquara, inclusive do ponto de vista da alta tecnologia que será empregada na produção dos carros. “Essa parceria vai fortalecer a economia local e regional”, avaliou o prefeito.

O presidente da Iesa, Cesar Romeu Fidler, o diretor de Movimentação de Materiais, Roberto Carlos Lúcia, e o gerente Antonio Cesar Andrade, do Centro de Excelência de Material Rodante conduziram os visitantes aos locais de fabricação dos 30 trens, de oito carros cada, estipulados no contrato que tem prazo de 36 meses para entrega e previsão de geração de 400 novos empregos.

O contrato com a empresa sul coreana é de R$ 788 milhões e os primeiros trens serão entregues no início de 2015. Nas próximas semanas, o pessoal de engenharia da Iesa estará na Coréia do Sul para debater adequações e investimentos na planta da unidade de Araraquara para atender a fabricação dos carros para a CPTM.

Durante a recepção, o prefeito Marcelo destacou a vocação da Iesa para o setor de transporte ferroviário, desde 1982, e a estrutura da planta da fábrica para atender com qualidade e tecnologia de ponta a fabricação de locomotivas e carros, manutenção, reforma e modernização de diversos produtos metroferroviários, além da logística na região central do Estado com ampla conexão com as demais ferrovias brasileiras.

Cesar Romeu Fiedler relatou com otimismo as perspectivas de investimento do governo federal na ampliação da malha ferroviária e a preocupação com a mobilidade urbana.

Com o feriado de aniversário da cidade, os metalúrgicos da Iesa estiveram de folga, mas a visita à fabrica foi produtiva para que a comitiva do consulado da Coréia conhecesse de perto a dimensão e o potencial da Iesa, que ao lado do novo contorno ferroviário e das instalações da ALL fortalece a vocação de Araraquara na liderança do transporte ferroviário na região central do estado, avaliou o prefeito Marcelo Barbieri. 

História da E.F.A. - Estrada de Ferro Araraquara

E.F.A. - Estrada de Ferro Araraquara


Por: Davi Marques Pastrelo

Construída pela E.F. Rio Clarense em 1885, a chegada dos trilhos da ferrovia foi de suma importância para a economia regional. O transporte de café até o Porto de Santos, sempre foi uma das estações mais importantes do Estado de São Paulo, de seu pátio saiam os trilhos da antiga Estrada de Ferro Araraquara, a partir de 1898.

A linha tronco da Cia Paulista com seu primeiro trecho Jundiaí-Campinas em 1872, com a aquisição da E.F. Rio Clarense em 1892, expandiu sua linha ate São Carlos em 1922, já com bitola larga, em 1928 a linha chega ate Rincão.

São seis estações que ficam no município de Araraquara:

Araraquara: A estação que leva o nome da cidade, e foi construída em 18/01/1885 e reformada em 1912, o uso atual da estação é como museu ferroviário, diferentemente da maioria que está abandonada ou foi demolida. Fica no Km 253 da linha Cia Paulista e no Km 767 da linha da Antiga Rio Clarense. 

Na cidade ainda localiza-se o pátio de manobras e oficina próximo ao prédio da Ceagesp. Parte dessa área será desapropriada para a construção do contorno ferroviário e retirada dos trilhos da área central pelo governo federal como parte do plano PAC - 2 (Plano de Aceleração de Crescimento).

Araraquara 1885.


Chibarro: A estação do Chibarro foi inaugurada em 14/07/1922, foi neste mesmo dia que a estação chamada Fortaleza, distante cerca de 400 metros da atual estação do Chibarro foi fechada, o nome Fortaleza foi uma homenagem a uma usina de cana de açúcar, que existe ate hoje. O nome, no entanto não foi mantida pela Cia Paulista, da estação do Chibarro (homenagem dada ao córrego que passa próximo dela), da estação saia um ramal de 25 Km de extensão e uma bitola de 60 cm, que transportava lenha. A partir de 1986 a estação passou a ser usada como escola pela destilaria São Geraldo.


Estação do Ouro: A estação do Ouro foi aberta em 01/02/1897, localiza-se no Km 244, 297 da linha tronco, recebeu este nome por causado córrego do ouro que passa por ali e vai ate Araraquara, hoje tanto a estação, quanto a antiga vila ferroviária estão abandonadas e tomadas pelo mato. A estação fica a cerca de 12 Km do centro da cidade.


Tutóia: A linha da E.F.A. (Estrada de Ferro Araraquara), foi aberta em 1898. Em 1912 a linha chegou a São Jose do Rio Preto, mas a Cia já tinha problemas financeiros. 
A estação de Tutóia inaugurada em 01/01/1914, ficava a cerca de 9 Km do centro da cidade de Araraquara. Há muitos anos esta desativada, suas casas da vila ferroviária serviam como moradia e nos desvios ainda havia muitos vagões abandonados. Atualmente a Inepar toma conta de alguns dos desvios da linha, e os usa para manutenção.


Cesário Bastos: Foi uma das estações mais antigas da linha, aberta em 1898, com o nome de Cruzes. Em 1916 haviam próximas a esta estação as fazendas São Manuel (10 km) e Santa Júlia (4 km), no local existia ainda uma "loja de fazendas, de armarinhos e de secos e molhados. José Cezario da Silva Bastos foi promotor público e político durante o século XIX em Araraquara. 
Em 1986, o prédio já havia sido demolido, o que restou da antiga estação foi a placa indicando o nome e a plataforma de embarque.


Rosa Martins: Inaugurada em 13/05/1927, após esta estação saia um ramal particular com cerca de 12 Km usado para transportar lenha e café. A estação fica hoje próxima a estrada que liga Araraquara a Bueno de Andrada distante aproximadamente 100m da linha , o uso do prédio é como moradia.

Bueno de Andrada: Distrito de Araraquara, fica cerca de 17 Km distante do centro da cidade e 14 Km da represa de captação d'água do Daae, possui cerca de 1200 habitantes, conhecida também como antiga Itaquerê.

Foi inaugurada em 01/10/1898, hoje seu uso é como sub prefeitura, abriga também delegacia, agencia dos correios e posto de saúde, atualmente a ALL (América Latina Logística) abriu no distrito de Bueno uma linha que serve como desvio.

Nove lugares curiosos para se ver do Google Earth

Por: Davi Marques Pastrelo 

Muitas pessoas gostam de "passear" pelo mundo no Google Earth, além de ver belas fotos postadas lá e no Panoramio, esse programa que combina fotos de satélites e fotografias em 3d permite que exploremos o mundo de nossa casa com riqueza de informações. 

Após o advento do Google Earth várias descobertas foram feitas, de imagens formadas pela erosão a petróglifos feitos pelo homem e construções de antigos templos e civilizações. 

O site Historic Mysteries reune uma série de locais misteriosos com suas respectivas coordenadas. Confira alguns delas:

Fonte das imagens: Reprodução/Historic Mysteries

1 – Badlands Guardian -  Estados Unidos.

Coordenadas: 50° 0’36.30″N, 110° 6’46.82″W.


Esse lugar no sudoeste do estado de Alberta, no Canadá, foi avistado através do Google Earth. Embora não passe de uma formação geológica natural, é fácil notar a semelhança com um perfil humano, bem parecido ao dos antigos nativos que habitavam essa região no passado.


2 – Mosaico chinês


Coordenadas: 40°27’28.56″N, 93°23’34.42″E.


As linhas da imagem acima foram avistadas no deserto da província de Gansu Sheng, e existem poucas informações a respeito de sua criação. Registros apontam que o mosaico foi produzido em 2004, e apesar da grande área ocupada a figura mantém a sua proporção linear. 

3 – Ruinas egípcias


Coordenadas: 29°32’7.65″N, 30°40’7.88″E.


As ruínas acima parecem ser de uma antiga fortificação. de acordo com arqueólogos, apenas uma fração do antigo Egito foi descoberta, e o acompanhamento do constante movimento das dunas e areias do deserto através de imagens de satélite pode ajudar a revelar novas estruturas que estão enterradas.

4 – Geoglifos de Tiliviche


Coordenadas: 19°32’56.62″S, 69°58’4.21″W.


Os geoglifos avistados no Chile mostram um rebanho de lhamas sendo conduzido por um pastor. Os animais estão apontando na direção do oceano, e uma das possibilidades é que eles tenham sido criados há mais de 2 mil anos para demonstrar o caminho para as antigas caravanas incas que desciam pelas montanhas.

5 – Geoglifos de Chiza


Coordenadas: 19°12’12.51″S, 70° 0’29.37″W.


Outro exemplo de desenhos incas estão localizados no deserto do Atacama, no Chile. Eles representam figuras humanas, de pássaros e outros animais.

6 - Machu Picchu, Peru.

Além dos cinco lugares misteriosos listados acima, existem outros locais que, apesar de serem mais conhecidos, são igualmente interessantes. Portanto, confira a seguir algumas coordenadas que valem a pena você visitar através do Google Earth:

Machu Picchu, Peru

Coordenadas: 13° 9’49.69″S, 72°32’42.65″W.


7 - Chichén Itzá, México


Coordenadas: 20°40’58.64″N, 88°34’5.50″W.


8 - Gigante do Atacama - Chile

Coordenadas: 19°56’56.88″S, 69°38’1.87″W.


Gigante de Cerne Abbas

Coordenadas: 50°48’49.00″N, 2°28’28.99″W.


Fonte das imagens:  Reprodução/Historic Mysteries

História de Américo Brasiliense

Por: Davi Marques Pastrelo

A origem das cidades de Américo Brasiliense e Santa Lúcia foi a Sesmaria do Rancho Queimado, desmembrada da Sesmaria do Ouro. Comprada por Germano Xavier de Mendonça de Veridiana Duarte Novaes, freira do convento de Itu em 1854, Rancho Queimado teve como seus primeiros moradores a família de Germano e de Martimiano de Oliveira, mais tarde vieram as famílias de Manoel Antônio Borba e do coronel Américo de Toledo Pizza.

Entre 1830 e 1860 houve a expansão do pastoreio em direção aos rios Grande e Moji-Guaçu.  Com um número grande de imigrantes chegando à região houveram vários conflitos por posses de terras. Mais tarde teve início a lavoura de cana. 



Quem foi Américo Brasiliense: O nome da vila de Américo Brasiliense foi dado por Manoel Antônio Borba, homenageando seu amigo republicano, Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Nascido em Sorocaba, em 8 de Agosto de 1833, Américo Brasiliense foi político, jurisconsulto e escritor. De tendências abolicionistas e republicano, faleceu em Guanabara, Rio de Janeiro em 25 de Março de 1896.

A chegada da ferrovia em 1892, depois de quase 40 anos da chegada das primeiras famílias à vila, foi um marco para Américo Brasiliense. A ferrovia construída em grande parte com dinheiro dos produtores de café, passava a integrar agora a vila às demais regiões do estado.

A principal atividade econômica do povoado era a produção de café e de hortifrutigranjeiros, a Fazenda Etrúria, de propriedade de Vicente Puchanti, era uma das principais da vila.

Embora possuísse muitos problemas de saneamento básico, em 1895 com a notícia de que a epidemia de febre amarela havia atingido a Araraquara, muitas pessoas começaram a se mudar para Américo Brasiliense e para fazendas e povoados próximos. Órgãos administrativos e públicos também se instalaram lá, estes foram os casos da Câmara Municipal de Araraquara e de cartórios, nesse período foram construídos casas, bancos, cartórios, escritórios de advocacias, empresa telefônica e casas comerciais.
                                                         Rua 9 de julho em 1910

No ano de 1914, Américo já contava com cerca de 90 casas, com luz elétrica e água encanada, duas escolas e ruas arborizadas. Possuía um centro comercial que contava com farmácias, restaurantes, hotéis, relojoaria, padaria, cervejaria, sapataria, barbearia, armazéns de secos e molhados, ferrarias, açougues, casa de máquina de moer café e arroz, e profissionais liberais, como médicos e dentistas. As principais ruas eram a rua Botafogo, hoje Nove de Julho, a avenida da Saudade, hoje Tereza Marsili e a Manoel Borba.
 Grupo Escolar em 1910

Em 1922 os imigrantes italianos fundaram o Americano futebol Clube, o clube mais antigo da região, A origem das cores do time foi inspirada nas cores da bandeira italiana. O clube contava com campo de futebol próprio, que ficava próximo à fabrica metalúrgica existente na cidade.


A cidade se transforma em distrito de paz de Araraquara em 20 de novembro de 1922. Após conquistar sua autonomia política, a cidade cresceu em todos os setores sociais. Na década de 80 a população da cidade girava em torno de 12 mil habitantes, hoje são quase 30 mil habitantes.



A emancipação política de Américo Brasiliense se deu em 1963, através da realização de plebiscito entre os moradores. Os mesmos, satisfeitos com a vitória quase unânime, saíram às ruas para comemorar. Em 1964, ocorrem as primeiras eleições, com dois candidatos concorrendo ao cargo de prefeito.

Em 21 de março de 1965, foi instalado o município de Américo Brasiliense, sob a presidência do Senhor Doutor Francisco Loffredo Junior, Juiz de Direito da 1ª Vara e Diretor do Fórum da Comarca de Araraquara. 
Fotos: Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense

Suecos criam primeira banca de jornal sustentável que imprime publicações na hora


Fonte: Catraca Livre

Lançada recentemente em Estocolmo, a primeira banca de impressão instantânea do mundo permite que os clientes escolham entre uma grande variedade de títulos, paguem o preço padrão de uma revista ou jornal comum no cartão de crédito e em 2 minutos tenham a publicação na mão. A invenção deve evitar o desperdício de papel e dinheiro.

Usando a tecnologia fornecida pela empresa de impressão japonesa Ricoh, a sueca Meganews promete revolucionar o mercado editorial, evitando o desperdício e acabando com problemas como o encalhe (jornais e revistas que sobram nas bancas e são devolvidos à editora). As revistas instantâneas são criadas a partir de arquivos digitais da última edição de cada título e reproduzidas com cores e imagens de qualidade similar às feitas por impressoras digitais tradicionais.

As máquinas estão conectadas à internet, permitindo atualizações instantâneas quando uma nova edição está pronta o ou uma correção precisa ser feita. Para os editores, isso significa nenhum custo com a impressão inicial, distribuição e encalhe. Existe também um benefício ambiental óbvio com a redução do uso desnecessário de papel.

Relação de PATs no estado de São Paulo


CONFIRA RELAÇÃO COMPLETA DOS PATs, clique aqui
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado.
 
Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. Concentram os serviços prestados pela Secretaria, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
 
Nos PATs são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.
 
Histórico
 
Os PATs foram implantados em 1994. Hoje, a rede estadual, dividida em 21 Centros Regionais, é composta por 249 Postos, sendo 30 deles instalados em unidades do Poupatempo.
Além desta expansão, a SERT planeja aperfeiçoar as atividades desempenhadas nos Centros Regionais e nos PATs, melhorando as estruturas físicas e de acessibilidade, modernizando seu parque tecnológico, padronizando as unidades e os procedimentos, recapacitando e valorizando os funcionários. A ampliação e o fortalecimento da rede de atendimento atende as necessidades de emprego e renda, tornando o Sistema Público mais acessível ao cidadão.
 
Serviços
 
Intermediação de Mão de Obra – IMO
 
A IMO é uma ação que pertence ao Programa de Fomento ao Emprego e Renda, e objetiva (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema Nacional de Emprego – SINE dispõe de informações acerca das exigências dos empregadores ao disponibilizarem suas vagas junto aos 240 PATs pertencentes à rede de atendimento da SERT. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.
Habilitação ao Seguro-Desemprego
 
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. A habilitação ao Seguro-Desemprego é oferecida em todos os 240 PATs do Estado de São Paulo.
Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
 
Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932 a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
 
A CTPS é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. O serviço de emissão de CTPS é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo.
Implantação do Sistema Mais Emprego
 
Ao longo de mais de duas décadas, o programa Seguro-Desemprego se consolidou no mercado de trabalho como importante instrumento social no combate aos efeitos do desemprego. No entanto, enormes desafios precisavam ser vencidos, sendo o principal deles a integração das políticas de trabalho, emprego e renda, assegurando ao trabalhador, ao tempo em que requer seu benefício, a condução para orientação, recolocação e qualificação profissional.
 
Em 2011 o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e a SERT, deram um importante passo na integração de suas ações ao implantar no Estado de São Paulo o “Mais Emprego”, sistema informatizado que atende a completude das políticas de emprego, e evolui, ao agregar ao pagamento do benefício, as políticas de Intermediação de Mão de Obra e de Qualificação Profissional.
 
Com o estabelecimento deste sistema, MTE e SERT cumprem a legislação do Seguro-Desemprego, e oferecem ao trabalhador uma oportunidade para ampliar as possibilidades de obter um novo emprego, e ser reconduzido mais rapidamente ao mercado de trabalho.
A implantação do sistema “Mais Emprego” em todos os 240 PATs foi realizada e acompanhada “in loco” pela equipe da COP, capacitando todos os funcionários da rede de atendimento. Para garantir a qualidade desse atendimento, esta equipe mantém um suporte interno que monitora o sistema permanentemente.
Parcerias
 
Visando a (re)colocação de um maior número de trabalhadores no mercado de trabalho, a SERT firma parcerias com diversas empresas e entidades, realizando grandes processos seletivos de sucesso. Podemos destacar algumas destas ações: na parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação – SEAC, a empresa Quality disponibilizou aproximadamente 600 vagas de Auxiliar de Limpeza, e a empresa Guima Conseco aproximadamente 1.000 vagas; o Grupo Pão de Açúcar já  disponibilizou cerca de 3.000 vagas em diversas ocupações para atender suas futuras lojas e para reposição de  vagas das unidades já existentes; na área de telemarketing foi realizada parceria com as empresas Atento, que disponibilizou mais de 1.000 vagas, a Teleperformance com 600 vagas e a Extra Consult com 500 vagas; os hipermercados Sonda e Dia também já contrataram mais de 600 pessoas através destes processos seletivos. Além destes citados já foram realizadas ações com faculdades, universidades, entidades de classe e outras empresas como: Casas Bahia, Ormec Engenharia, Usiminas Mecânicas, Coorporativa Agrícola, Mazan Alimentos, Luandre, Usinas Ruette, Usina Guarani, Indústrias do Grupo Virgulino, Central de Negócios, Itaú e HSBC.
 
Estas parcerias também propiciaram a realização dos Mutirões do Emprego, com a disponibilização de vagas em diversos setores. O 1º Mutirão do Emprego aconteceu na Praça da Sé e contou com 32.199 mil vagas disponíveis, a seguir foram realizados os mutirões em Ribeirão Preto, com 5.771 mil vagas, em São José dos Campos, com 8.322 mil vagas, e Mutirão Estadual com 93.207 vagas disponíveis.
 
Fonte: http://www.emprego.sp.gov.br/emprego/postos-de-atendimento-ao-trabalhador

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A mídia tradicional como rádio, televisão, revista, jornal, panfletos, outdoors e outros veículos de comunicação vêm perdendo espaço para a mídia digital. Isso é fato mais que comprovado.
 
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Terapia comportamental individual, casal ou em grupo. Por que fazer?

Ana Paula Schneider - Psicóloga

A terapia comportamental é aplicada a toda gama de problemas humanos, tanto para o autoconhecimento como pra conflitos interpessoais; preocupa-se tanto com que as pessoas fazem quanto com o que elas sentem e é acima de tudo, um processo de aprendizagem sobre você mesmo e como desenvolver novos comportamentos. É a forma de aumentar sua capacidade de agir da forma que você quer agir.

O terapeuta deve possuir empatia, interesse pelo paciente, calor humano e ter conhecimento teórico e técnico; ele deve além de ouvir, analisar e interpretar o que o paciente lhe diz, prestar atenção nos eventos ambientais antecedentes para explicar o que esta pessoa faz e o que sente quando faz alguma coisa, isto é, ele ensina estratégias de comportamento que poderão produzir mudanças na vida de seus pacientes. Para cada sentimento existe alguma situação que ocorreu anteriormente que provocou este estado. A terapia comportamental se interessa por essa situação anterior, e assim promove as mudanças para ajudar esta pessoa a superar suas dificuldades, ajudará o paciente a compreender-se, entender porque faz o que faz e encontrar caminhos para fazer as coisas de modo diferente e melhor. É um momento onde poderá “limpar” as influencias negativas e ajudará a encontrar uma forma de ser apenas você mesmo, ou seja, não ter suas ações contaminadas por medos e ansiedades e outras influencias.

A terapia comportamental leva em consideração o lado operante em toda emoção, como por exemplo o medo não é só uma resposta das glândulas e dos músculos, mas também uma paralisia e um comportamento de afastamento do objeto temido. O lado operante da raiva é o impulso em causar dano a alguém e um impedimento em ser agradável com a pessoa que lhe provocou raiva.
 
Outro ponto importante da terapia comportamental é que ela nos mostra que um comportamento tem mais probabilidade de ser repetido quando a pessoa recebe um reforço positivo. Quando dizemos que fazemos alguma coisa “com a intenção de produzir um dado efeito”, estamos atribuindo nosso comportamento a alguma coisa localizada no futuro, mas o comportamento deve-se mais ao que aconteceu no passado do que ao que vai acontecer no futuro.

O terapeuta comportamental fará a análise funcional, ou seja, entenderá em função do que o comportamento do cliente está baseado.

O psicoterapeuta ajudará o paciente a entender que o comportamento que ele quer mudar foi estabelecido pelas consequências e sempre terá uma função em sua vida, mesmo que este comportamento seja inadequado.

Por exemplo, um paciente que queira deixar de ser introvertido e passar a ser mais espontâneo e participar da vida social e profissional com mais eficiência. A terapia comportamental o ajudará a ver que este comportamento introvertido tem uma função em sua vida, provavelmente o protege de retaliações, imaginárias ou não, por parte das pessoas que não o aceitariam com uma atitude mais extrovertida.

O terapeuta comportamental descobrirá porque este comportamento indesejado foi iniciado e também o que o mantém.

Para esta analise o terapeuta considerará a história de vida do paciente, seu momento atual e sua relação com o psicoterapeuta. Ele fará perguntas ao paciente que ajudarão o paciente a entender a relação entre seu modo de agir e os eventos anteriores que controlam seu comportamento.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

História da Ferroviária - A.F.E. - Associação ferroviária de Esportes

Por: Davi Marques Pastrelo

Um dos símbolos mais conhecidos de Araraquara, a A.F.E. - Associação ferroviária de Esportes, tornou a cidade conhecida em todo o país e no exterior, quando a equipe grená jogava contra grandes clubes e jogadores do país.

Fundação: 12 de abril de 1950. 

Mascote: Locomotiva

Endereço: Praça Escalamandré Sobrinho, s n° 

Apelido: Locomotiva

Cores: Grená e Branco.

Estádio: Ademar de Barros (Fonte Luminosa).

História: 


Fundada por funcionários da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), a reunião que daria origem a A.F.E. foi realizada no Clube 22 de Agosto, em 14 de abril de 1950. o fundador e presidente do clube, Pereira Lima, pretendia homenagear o futebol carioca e com as cores azul e branco, entretanto as cores escolhidas foi o grená e branco. 

Devido suas origens ligadas à Estrada de Ferro Araraquara, o clube era considerado rico para os padrões dos clubes do interior da época.

A estréia da Associação Ferroviária se deu no campeonato paulista da segunda divisão em 1951. Em 52 e 53 foi vice-campeã, conquistando o título que lhe garantiu o direito de representar a cidade na primeira divisão em 1955. Tornou-se a primeira equipe da cidade a realizar tal feito. 

Hino:


O Povo está feliz, tem futebol
Com a Ferroviária, da Morada do Sol
Avinhado na camisa, que emoção!
Salve Ferroviária do meu coração!
Ferroviária amo você
Em qualquer hora e tempo seu lema é vencer
Araraquara, venturas mil
Salve a Ferroviária o orgulho do Brasil!

Títulos: 

Campeonatos Paulista:
1951 a 1955 –Segunda divisão.
1956 a 1965 – Primeira divisão
1966 - Segunda divisão.
1967 a 1996- Primeira divisão
1997 - Segunda divisão.
1998 a 2000 –Terceira Divisão.
2001 –Quarta Divisão.
2002 e 2003 Terceira Divisão.
2004 -Quarta divisão.
2005 –Terceira Divisão.


Ferro-Ada: Na década de 50 protagonizava o clássico da cidade, com o extinto ADA (Associação Desportiva Araraquara) conhecido como “Ferro-Ada”. Clássico de grande rivalidade que dividia a cidade (disputados na segunda divisão).


“Contam às pessoas que presenciaram a peleja, que este era motivo 
de grande disputa, rivalidade e tumultos pela cidade, que se iniciavam com ofensas e xingamentos terminando com socos e pontapés, por parte dos torcedores”.

Fonte: Museu Paschoal G. da Rocha é fundador do Museu do Futebol em Araraquara.


História do CAT - Clube Atlético Taquaritinga

Por: Davi Marques Pastrelo



Nome: Clube Atlético Taquaritinga
Apelido: CAT, Leão, Leão da Araraquarense
Mascote: Leão
Estádio: Taquarão (Estádio Municipal Adail Nunes da Silva)
Capacidade: 50 mil pessoas

História:


O C.A.T. (Clube Atlético Taquaritinga), foi fundado em 17 de março de 1942 por imigrantes italianos que pretendiam popularizar o futebol na cidade. 

As cores do Clube foram inspiradas na bandeira italiana (verde branco e vermelho), entretanto, em agosto de 1942 o Brasil declarou guerra às potências do eixo (Itália, Alemanha e Japão) e o clube assim como o então Palestra Itália da capital (atual Sociedade Esportiva Palmeiras) foi obrigado a mudar suas cores. 

A Secretaria de Segurança do Estado não permitia que italianos e descendentes integrassem altos escalões do governo ou que possuíssem clubes e associações. Assim, o clube trocou o branco pelo preto, em um sinal de luto contra a afronta do governo federal. Surgia assim uma combinação de cores única em todo o país.

Até 1954 o clube permaneceu disputando campeonatos e partidas regionais do Campeonato Paulista do Interior. Em pouco tempo tornou-se um clube assíduo da Segunda Divisão de Profissionais.

No final dos anos 60 e início do 70, o clube permaneceu licenciado, somente voltando disputar um campeonato oficial em 1974 (Terceira Divisão). A volta por cima iniciou-se em 1981 com o acesso à Segunda Divisão, culminando com o título estadual, no ano seguinte.

Enfim, em 1983, após 41 anos de sua fundação o clube alcançava a elite do futebol paulista.
Com o título conquistado, o clube precisava agora construir um estádio que comportasse o número de torcedores exigido pela federação. 

O Estádio: 

A mobilização da cidade em torno da construção do estádio talvez tenha sido um dos fatos mais significativos na história da cidade. A população se mobilizou através da doação de material para construção, dinheiro e até com mão-de-obra. Em três meses o estádio foi concluído e o CAT pode disputar a primeira divisão do campeonato estadual. O jogo de inauguração foi contra o Cruzeiro de Minas Gerais. 

A elite: 

Em sua estréia na primeira divisão, o CAT terminou a primeira fase na terceira colocação. A,campanha foi de 11 vitórias, 12 empates e 15 derrotas; 31 gols marcados, 42 sofridos, por pouco, não se classificando para à próxima fase. Na classificação final, terminou em désimo segundo entre 20 times, mas seu maior feito foi a vitória, em casa, em um Taquarão com mais de 19 mil pessoas, de 2 x 0 sobre o Corinthians, a cidade parou com a comemoração. 

Títulos:


Campeonato Paulista - Série A2- 2 vezes (1982 e 1992). 
Campeonato Paulista - Série A3- 1964.
       Vice-Campeonato Paulista A3- 2002.
Campeonato Paulista - Segunda Divisão - 1997.
       Vice-Campeonato Paulista Segunda Divisão - 2000.
       Taça dos Invictos: 1957 (20 jogos).

História do Comercial de Ribeirão Preto

Por: Davi Marques Pastrelo

Comercial Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Ribeirão Preto, manda seus jogos no estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, com capacidade para 18.277 pessoas. O Bafo, ou Leão do Norte, apelido ganho após uma excursão ao norte e nordeste do Brasil entre maio e junho de 1920, onde permaneceu invicto. 
 
Nome: Comercial Futebol Clube 

Apelidos: Bafo, Leão, Leão do norte

Fundação: 10 de outubro de 1911

Estádio: Rua Tibiriçá. Costa Coelho e
Palma Travassos (atual), 

Capacidade: 18.277
 


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História: 
 
Fundado em 10 de outubro de 1911, por um grupo de comerciantes que se reuniu na casa de Adaucto de Almeida, na Rua General Osorio, número 47, com a finalidade de formar um novo time de futebol em Ribeirão Preto. Segundo registros, a reunião teve início logo após o expediente comercial da cidade, que se encerrava as 20 horas. Após uma madrugada de debates, os presentes assinaram a Ata da reunião de fundação do novo clube da cidade.  A primeira partida do clube foi contra outra equipe Ribeirão-pretana, o Athlético Gymnasial, o Comercial venceu por 3 a 1.
 
Primeiras conquistas:
 
Taça Besquizza:

Em 25 de março de 1917, o Commercial conquistou a Taça Besquizza ao vencer o CA Paulistano, campeão paulista de 1916 por 4 a 1 em Ribeirão Preto.

Taça Castellões:

Em 1917 o Commercial conquistou seu primeiro título, a Taça Castellões. Organizada por uma Liga de futebol independente, do interior paulista, a Liga de Foot-Ball do Oeste do Estado.

O troféu foi oferecido pela Companhia de Grande Manufactura de Fumos e Cigarros Castellões, era de prata maciça com detalhes em ouro. Disputaram o torneio: Commercial FC e Palestra Itália EC (Ribeirão Preto); CA Pirassununguense (Pirassununga); AA São João (São João da Boa Vista), União Atletica Casabranquense (Casa Branca), EC Taubaté (Taubaté), e representantes das cidades de Batatais, Taquaritinga, São Simão, São Carlos, Tambaú, Piracicaba e Franca.

O Commercial foi campeão, com a seguinte campanha: Commercial 20x0 Taquaritinga (8 de março – maior goleada da história do clube), Commercial FC 3x1 São Carlos (22 de abril), Commercial FC 6x0 São Simão (13 de maio), Commercial FC 2x0 Palestra Itália EC (20 de maio), Commercial FC 7x0 Franca (8 de julho) e Commercial FC 4x1 Palestra Itália EC (12 de outubro).
 
Excursão ao Nordeste: 
 
Em 1919, o Commercial foi o primeiro time de futebol de Ribeirão Preto a disputar o campeonato Paulista - Divisão do Interior da APEA (Associação Paulista de Esportes Athléticos). No torneio, o Commercial demonstrou muita força, mas na final acabou sendo derrotado pelo EC Taubaté, ficando com o vice-campeonato.

Em 22 de março de 1920, o Commercial recebeu um telegrama do Sport Cub do Recife, sendo convidado para uma série de amistosos no Pernambuco. Outras equipes paulistas foram convidadas, mas apenas o Commercial aceitou o convite.

A delegação comercialina embarcou na estação da Mogiana em Ribeirão Preto na manhã de 29 de abril, passando por Campinas, São Paulo até chegar ao Rio de Janeiro, onde embarcou no Navio Itapuy, que seguiu viagem até a Bahia, e depois ao Pernambuco, onde chegou as 6 horas da manhã do dia 7 de maio de 1920.

Foi uma recepção calorosa ao Commercial, com direito de repercussão na imprensa, por meio do jornal A Opinião, de Recife. Dessa excursão nasceu o apelido Leão do Norte, que acompanha o Commercial até hoje.

A volta a Ribeirão Preto foi marcada por festa da torcida. Uma das comemorações mais significativas ocorreu no dia 6 de junho de 1920, no antigo coreto do Jardim Público (atual Praça XV de Novembro), quando a Banda Independente, sob batuta do maestro José Delfino Machado, estreava o Hino do Comercial, uma composição original de Belmácio Pousa Godinho, uma obra pioneira entre os hinos de futebol do Brasil.Após a épica excursão pelo norte e nordeste, o Leão começou a ficar conhecido nacionalmente passando a disputar torneios amistosos, onde enfrentava grandes clubes do futebol brasileiro.

Em 10 de outubro de 1920, o Rei Alberto da Belgica, esteve no Estádio da Rua Tibiriçá para assistir um jogo do Palestra Itália de São Paulo (atual Palmeiras) contra o Palestra Itália de Ribeirão Preto. O time da capital venceu por 4 a 1.

Em 1921, durante um torneio amistoso chamado "Taça Círculo Italiano", o Commercial, que entrou como convidado, derrotou a já poderosa equipe do Palestra Itália de São Paulo, atual Palmeiras, por 5 a 2.
1929-1954:
Com a crise da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o clube enfrentou problemas financeiros já que o clube dependia do dinheiro dos cafeicultores. A diretoria do clube decidiu que a melhor saída seria a cessão de seu patrimônio a Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto (a Recreativa ainda não tinha o “de Esportes” no nome). A união dos clubes se deu em 3 de agosto de 1936.

O retorno às atividades se deu em 3 de abril de 1953, com a convocação da torcida em anúncios. Em 8 de abril de 1954, foi eleita a nova diretoria do clube que se fundira com a 
Paineiras Futebol Clube, para que o Comercial garantisse sua vaga e inscrição na Federação Paulista de Futebol . 
 
Com sua reativação, o Comercial passou a mandar seus jogos no Estádio Antônio da Costa Coelho, localizado na Avenida 1º de Maio, na Vila Virgínia.
A reaparição do Comercial nos gramados, se deu num amistoso estilo jogo-treino em agosto de 1954, na Fazenda Dumont, onde o Leão enfrentou o time local e venceu por 3 a 0.
 
Come-Fogo:
 
Disputado contra seu maior rival, o Botafogo Futebol Clube, o clássico é um dos mais movimentados do interior paulista e divide a cidade de Ribeirão Preto.

Total geral de clássicos: 139
Vitórias do Botafogo: 57

Empates: 55
Vitórias do Comercial: 27Gols do Botafogo: 196
Gols do Comercial: 161Maior vitória do Botafogo: 5 a 0 em 1955

Maior vitória do Comercial: 5 a 0 em 1966

Títulos: 

Campeonato Paulista do Interior: 1966.

Campeonato Paulista - Série A2: 1958.
Torneio de Classificação do Campeonato Paulista: 1981.
Copa Ribeirão Preto: 1965, 1967.
Torneio José Ermirio de Moraes Filho: 1973, 1981.
Torneio Dr. Alberto Simioni: 1982.
Troféu Deputado João Mendonça Falcão: 1962.
Taça Castellões: 1917.
Seletiva da CBD para o Campeonato Brasileiro: 1977.
Quadrangular Interestadual do Norte 1976.
Taça Besquizza: 1917.
Taça Café Pinho: 1918.
Taça Hotel Modelo: 1918.
Taça Clark: 1918.
Taça Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto: 1918.
       Vice-campeão
Taça São Paulo: 1962.
Taça 24 de Outubro (Torneio Início Regional): 1931.
Copa Paulista: 2011


Fonte: Wikipedia.