sexta-feira, 23 de agosto de 2013

História do CAT - Clube Atlético Taquaritinga

Por: Davi Marques Pastrelo



Nome: Clube Atlético Taquaritinga
Apelido: CAT, Leão, Leão da Araraquarense
Mascote: Leão
Estádio: Taquarão (Estádio Municipal Adail Nunes da Silva)
Capacidade: 50 mil pessoas

História:


O C.A.T. (Clube Atlético Taquaritinga), foi fundado em 17 de março de 1942 por imigrantes italianos que pretendiam popularizar o futebol na cidade. 

As cores do Clube foram inspiradas na bandeira italiana (verde branco e vermelho), entretanto, em agosto de 1942 o Brasil declarou guerra às potências do eixo (Itália, Alemanha e Japão) e o clube assim como o então Palestra Itália da capital (atual Sociedade Esportiva Palmeiras) foi obrigado a mudar suas cores. 

A Secretaria de Segurança do Estado não permitia que italianos e descendentes integrassem altos escalões do governo ou que possuíssem clubes e associações. Assim, o clube trocou o branco pelo preto, em um sinal de luto contra a afronta do governo federal. Surgia assim uma combinação de cores única em todo o país.

Até 1954 o clube permaneceu disputando campeonatos e partidas regionais do Campeonato Paulista do Interior. Em pouco tempo tornou-se um clube assíduo da Segunda Divisão de Profissionais.

No final dos anos 60 e início do 70, o clube permaneceu licenciado, somente voltando disputar um campeonato oficial em 1974 (Terceira Divisão). A volta por cima iniciou-se em 1981 com o acesso à Segunda Divisão, culminando com o título estadual, no ano seguinte.

Enfim, em 1983, após 41 anos de sua fundação o clube alcançava a elite do futebol paulista.
Com o título conquistado, o clube precisava agora construir um estádio que comportasse o número de torcedores exigido pela federação. 

O Estádio: 

A mobilização da cidade em torno da construção do estádio talvez tenha sido um dos fatos mais significativos na história da cidade. A população se mobilizou através da doação de material para construção, dinheiro e até com mão-de-obra. Em três meses o estádio foi concluído e o CAT pode disputar a primeira divisão do campeonato estadual. O jogo de inauguração foi contra o Cruzeiro de Minas Gerais. 

A elite: 

Em sua estréia na primeira divisão, o CAT terminou a primeira fase na terceira colocação. A,campanha foi de 11 vitórias, 12 empates e 15 derrotas; 31 gols marcados, 42 sofridos, por pouco, não se classificando para à próxima fase. Na classificação final, terminou em désimo segundo entre 20 times, mas seu maior feito foi a vitória, em casa, em um Taquarão com mais de 19 mil pessoas, de 2 x 0 sobre o Corinthians, a cidade parou com a comemoração. 

Títulos:


Campeonato Paulista - Série A2- 2 vezes (1982 e 1992). 
Campeonato Paulista - Série A3- 1964.
       Vice-Campeonato Paulista A3- 2002.
Campeonato Paulista - Segunda Divisão - 1997.
       Vice-Campeonato Paulista Segunda Divisão - 2000.
       Taça dos Invictos: 1957 (20 jogos).

0 comentários:

Postar um comentário