AUTO POSTO ELDORADO

Qualidade e segurança para você e seu carro. Conveniência com uma super padaria, para receber toda sua família. Venha conhecer!

Tecnologia - Apple e China Mobile firmam acordo para vender iPhones

A China Mobile, que tem cerca de 760 milhões de clientes, começará a registrar encomendas do iPhone a partir de 25 de dezembro.

OBELIX - Marmoraria e Acabamentos

Desde 1991, a Obelix sempre ofereceu produtos e serviços no segmento de pedras decorativas.

Economia - Inflação oficial fecha 2013 em 5,91%, diz IBGE

Variação do IPCA ficou dentro do teto da meta do Banco Central.

Super Manhã com Leandro Troiano, na Rádio Clube Imperial, AM 1.120 Khz

Tenha uma programação de qualidade no seu rádio ou clique aqui e acompanhe pela internet.

Tecnologia - E você achando que a resolução Full HD é uma maravilha

O padrão de resolução Full HD (Full High Definition) que tanto impressiona nós brasileiros pela sua boa qualidade de imagem, já está se tornando obsoleta em outros países; sim, OBSOLETA.

China proíbe jogo 'Battlefield 4' por questões de 'segurança nacional'

Game foi banido por conspiração militar contra o governo chinês no enredo. Produtos ligados ao jogo também não poderão ser vendidos na China.

Floricultura FLORIFESTA - Qualidade e variedade para sua tranquilidade

Nos melhores e piores momentos da vida, você precisa de profissionalismo e qualidade.

Colunista - Manias são mais comuns do que se imagina, mas podem esconder desvio psicológico

Divertida ou estranha aos olhos alheios, o fato é que a mania faz parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Confira em primeira mão o trailer oficial de "Araraquara: Memórias de uma cidade"

O documentário “ARARAQUARA - Memórias de uma Cidade" estréia no dia 13 de dezembro no Cine Lupo.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Primeira cidade flutuante do mundo poderá abrigar 50 mil pessoas

Por: Davi Marques Pastrelo

Flutuar ao redor do globo, à deriva de país para país, nunca ficar em um lugar por tempo suficiente para se cansar…

Se você gosta de viajar, a vida em Freedom Ship, a primeira cidade flutuante do mundo, seria perfeita.

Freedom Ship
Mais do que um navio, o Freedom Ship é um projeto de uma verdadeira cidade em alto mar, com 1.400 metros de comprimento (mais de 5 vezes maior do que o Titanic), 230 metros de largura e 110 metros de altura.
Diferentemente de um transatlântico convencional, o Freedom Ship terá habitações fixas (e muito luxuosas, diga-se de passagem) e locais de trabalho. E em seus 25 andares, abrigará um grande shopping center, universidade, escola, um aquário, um estádio de beisebol, hospital e um aeroporto, além de todas as acomodações que um navio comum conta. O projeto prevê habitações para cerca de 50.000 pessoas.
Orçado em 10 bilhões de dólares, o Freedom Ship contaria com 100 hélices, e mesmo assim seria muito mais lento que qualquer transatlântico atual. E como nenhum porto no mundo é capaz de atender a um ‘navio’ tão grande, ele navegaria o tempo todo, e as pessoas se ‘mudariam’ para ele através de embarcações menores ou aeronaves.

O diretor Roger M. Gooch disse que está confiante de que o projeto possa levantar US$ 1 bilhão – o suficiente para iniciar a construção – e, em seguida, irá procurar os 9 bilhões restantes, conforme a colossal obra avança. 

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Anhaia Mello e Prestes Maia, dois prefeitos que mudaram a cara de São Paulo em seus 460 anos.

Por: Davi Marques Pastrelo

São Paulo completa 460 anos dia 25 de janeiro, mas só se tornou a maior cidade do país em meados do século 20. Nesta época o destino da metrópole foi traçado sob a influência de dois prefeitos urbanistas, com propostas antagônicas, Anhaia Mello e Prestes Maia.

Veja o infográfico - créditos uol:


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Nova reserva florestal viabiliza obras do contorno ferroviário em Araraquara

Por: Davi Marques Pastrelo

Maior investimento em reflorestamento da história da cidade foi entregue pelo prefeito Marcelo e possui 26 hectares e 43,5 mil árvores
                               
                                    Prefeito Marcelo entrega Reserva Verde do Pinheirinho 
 

O prefeito Marcelo Barbieri entregou, nesta terça-feira (21), a Reserva Verde do Pinheirinho, o maior investimento em reflorestamento já realizado em Araraquara. Considerada o pulmão verde da cidade, a área reflorestada tem 26 hectares e 43.500 mudas de 80 espécies de plantas nativas e frutíferas.
 
O bosque é resultado do compromisso assumido pela Prefeitura para dar continuidade às obras do novo contorno ferroviário. O prefeito Marcelo lembrou que em 2009, primeiro ano de seu governo, recebeu um comunicado da presidente Dilma Rousseff, na época ministra da Casa Civil, de que as obras do novo contorno ferroviário poderiam ser interrompidas devido ao impasse ambiental causado pela supressão vegetal necessária para a construção do pátio de manobras. 
 
Após o prefeito Marcelo Barbieri assumir o compromisso de encontrar uma grande área e plantar essa verdadeira floresta na cidade, a Cetesb liberou o andamento das obras do novo contorno. O acordo foi firmado com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), com o apoio do então governador José Serra e do ex-secretário estadual de Meio Ambiente Xico Graziano.

“Foram quatro anos de trabalho duro para que a Prefeitura solucionasse o problema para permitir a continuidade das obras de retirada dos trilhos da região central da cidade e, assim, garantir o futuro de Araraquara. Enviamos lei à Câmara Municipal e registramos essa área de 26 hectares em cartório para garantir que esse espaço ambiental seja permanente”, disse o prefeito.
 
Marcelo afirmou que a nova área verde é o marco inicial do grande projeto urbanístico que vai tomar corpo com a saída das linhas de trem que cortam a cidade de Araraquara. Todo o processo de escolha da área e viabilidade do plantio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, comandada pela arquiteta Alessandra de Lima.

A área
 
A área no lado leste do Parque Pinheirinho passou pelo processo de retirada dos tocos, roçada e dessecagem com insumos não agrícolas, sendo posteriormente gradeada, sulcada e adubada para então receber as mudas.

Entre as 80 espécies plantadas estão pau-brasil, jequitibá, jacarandá, jatobá, castanha do maranhão, mogno, cedro, guapuruvu, mutambo e embaúba.
 
Os recursos, em torno de R$ 1milhão, foram repassados pelo Dnit com contrapartida da Prefeitura, que, por meio de licitação, contratou uma empresa que fez o plantio das mudas e será a responsável pela manutenção da área por três anos.

                             
Ao lado do novo bosque ficava o antigo aterro sanitário lacrado em 2009. A região, que era utilizada para depósito de lixo orgânico, agora se tornou o maior pulmão verde da cidade. A empresa Cetenco também plantou mais 8 mil mudas na divisa do Pinheirinho com o acesso ao aterro sanitário.
 
Para o secretário do Meio Ambiente, Jose Antonio Delle Piage, uma das marcas da atual administração municipal é valorizar o meio ambiente. Ele citou as recuperações de mananciais, as 200 mil árvores plantadas nos últimos cinco anos e as recentes premiações da Prefeitura (conquista de cinco certificados Município Verde Azul em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).

A vereadora Edna Martins ressaltou a importância da criação da Secretaria do Meio Ambiente que proporcionou um salto significativo na questão ambiental. “Essa área é mais uma conquista do prefeito para a cidade, que vai garantir mais qualidade de vida para a população”.
 
Também compareceram ao ato de entrega da reserva verde os vereadores Jair Martineli, Aluisio Braz, Elias Chediek, Adilson Vital e Roberval Fraiz; o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz; o superintendente do Daae, Guilherme Soares e secretários municipais. O superintendente regional do Dnit, Rinaldo Felix da Costa, não pode comparecer, mas enviou ofício de agradecimento ao convite.


 

Maconha: entenda como a droga e sua proibição podem afetar os estudos



A descriminalização da maconha no Uruguai reacendeu velhas discussões, preocupações e mesmo alguns preconceitos nos vizinhos brasileiros. Maconha faz mal ou faz bem, deixa o raciocínio mais lento, melhora ou piora o desempenho acadêmico, pode tratar depressão, ansiedade, ou piorar os sintomas? Esse tipo de questionamento surge em meio a estudos que ora apontam os danos, ora exaltam benefícios do uso medicinal da planta, mas não há uma resposta simples. O que se sabe é que o fato de o uso da Cannabis sativa não estar legalizado no Brasil não interfere no seu consumo em diferentes faixas etárias - inclusive por jovens em idade escolar e universitária.

Para se tratar, jovens dependentes químicos podem interromper os estudos.

No I Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras, realizado em 2010 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a maconha apareceu como a substância psicoativa mais consumida entre estudantes de instituições públicas e privadas. Outra pesquisa, realizada em 2013 pelo Projeto Este Jovem Brasileiro, do Portal Educacional em parceria com o psiquiatra Jairo Bouer, com jovens de 12 a 17 anos em 64 escolas particulares brasileiras, aponta que 10% dos entrevistados já usaram a droga, sendo 22% entre os 12 e 13 anos. Os que fumam todos os dias equivalem a 18%. Esse mesmo estudo mostra que, em sala de aula, dificuldade de concentração (49%), ansiedade (47%) e irritação (44%) são as emoções que mais incomodam entre todos os entrevistados, seguidas por tristeza e desânimo (30%). Os dados informam também que 35% têm dificuldade em entender a aula, e 13% já foram reprovados.

"Maconha e rendimento na escola parecem definitivamente não combinar"

Jairo Bouer
psiquiatra

Frente aos resultados, Bouer apontou que haveria uma relação entre quem já experimentou maconha e as mudanças nas emoções. Para ele, a droga parece aumentar ansiedade, tristeza, desânimo, dificuldade em se concentrar e entender as disciplinas. “A pesquisa mostra que o índice de reprovação chegou a 31% entre os que já fumaram. Ou seja, maconha e rendimento na escola parecem definitivamente não combinar”, conclui Bouer.

Já o neurocientista João Menezes, médico e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, avalia de modo diferente esse tipo de dado que relaciona o uso da maconha com mau desempenho escolar. Ele compreende que é difícil dissociar em um estudo o que é de fato resultado da droga e o que é consequência da proibição da mesma. “Temos que lembrar do contexto social. Não existe pesquisa sobre isso livre do contexto marginal, de proibição e estresse causados pela criminalização. O estresse também afeta muito o aprendizado. Então, como saber se o efeito foi da maconha ou do estresse?”, questiona o membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Menezes assinala, contudo, que o uso mais seguro da Cannabis, nos países em que ela é regulamentada para uso terapêutico, é voltado para adultos - ainda que haja aplicações para jovens, mediante avaliação médica - uma vez que eles são menos suscetíveis aos efeitos negativos da planta. Ele lembra, ainda, que por afetar a memória de curto prazo, a maconha pode comprometer habilidades necessárias no contexto escolar. Além disso, o contato precoce com a maconha também pode agravar doenças psiquiátricas, além de aumentar as chances de dependência.

"O uso mais seguro da Cannabis é voltado para adultos, que são menos suscetíveis aos efeitos negativos da planta"

João Menezes
neurocientista

Foi divulgado, em 2013, um estudo que avaliou os efeitos da maconha no processo de aprendizagem em jovens de quatro colégios da cidade de Santiago, no Chile. O trabalho, realizado por cientistas da Clínica de Las Condes, da “La Esperanza” Corporation for Drug Prevention e dos departamentos de Psiquiatria e Saúde Mental e de Ciências Sociais da Universidade do Chile, dividiu em dois grupos consumidores exclusivos da planta e não consumidores, mantendo constantes as variáveis de coeficiente intelectual e nível socioeconômico. A pesquisa concluiu que os usuários da droga mostraram déficit em habilidades cognitivas associadas ao processo de aprendizagem, como atenção, concentração, integração visuoespacial, retenção imediata e memória visual, observadas a partir de neuroimagem.

Alterações no cérebro

Um estudo da escola de medicina da Northwestern University, nos Estados Unidos, publicado em dezembro na revista científica Schizophrenia Bulletin, apontou que adolescentes entre 16 e 17 anos que fumaram maconha diariamente por cerca de três anos apresentavam alterações nas estruturas cerebrais relacionadas à memória, e tiveram mau desempenho em atividades em que a memória era requisitada. O estudo mapeou regiões chave na substância cinzenta subcortical do cérebro de usuários crônicos da erva e relacionaram anormalidades nessas áreas com danos na memória funcional, que é a habilidade de lembrar e processar informações no momento e, se necessário, transferi-las para a memória de longo prazo. As alterações constatadas seriam semelhantes às relatadas em pacientes com esquizofrenia.

Segundo o estudo, quanto mais jovens os indivíduos quando começaram a usar maconha cronicamente, mais as regiões do cérebro apresentavam modificações. No entanto, como a pesquisa examinou uma área por vez, seria necessário um estudo longitudinal para provar que a substância de fato modificaria o cérebro e causaria danos.

Efeito positivo para a memória

No Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso da Faculdade de Biociências da PUCRS, a identificação de um elemento que pode melhorar a memória: o canabidiol (CBD). De onde ele vem? Da maconha. A substância foi isolada da planta e testada em dois grupos de ratos: os “normais” e os com prejuízo na memória. Nestes últimos, o CBD promoveu uma melhora significativa. Ele se apresentou como neuroprotetor, podendo diminuir a morte celular e melhorar a comunicação entre os neurônios. Alguns dos usos possíveis apontados seriam o tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Nadja Schröder, coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Biologia Celular e Molecular da universidade e integrante do laboratório, assinala que o elemento foi testado de modo isolado, por isso, ao fumar maconha - que possui mais de 80 canabinoides em sua composição -, o usuário estaria consumindo outras substâncias, que não necessariamente trariam benefícios, como o THC, responsável pelo efeito psicotrópico da planta. Além disso, a concentração de CBD não poderia ser estimada, por isso o ideal seria sua administração isoladamente. O estudo, que está em fase de teste pré-clínico, foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Os psiquiatras da USP já haviam constatado que o uso do CBD alivia os sintomas de pacientes com ansiedade e fobia social.




Fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/maconha-entenda-como-a-droga-e-sua-proibicao-podem-afetar-os-estudos,bbea745a8b4b3410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html?ECID=BR_RedeSociais_Facebook_0_Noticia





segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mulher fotografa brincadeira na piscina e flagra ladrão invadindo casa


Crime aconteceu em Guarujá, no litoral de São Paulo, no sábado (18).

Polícia diz que foto permitiu a identificação do suspeito.


Homem foi flagrado pulando muro da casa antes de assaltar (Foto: Arquivo Pessoal / Taiara Magda) 

A cena de um homem armado invadindo uma casa de veraneio foi flagrada por uma das vítimas, neste sábado (18), em Guarujá, no litoral de São Paulo. A foto foi parar nas redes sociais, teve milhares de compartilhamentos e ajudou a polícia a identificar o suspeito. Segundo a polícia, o homem pode ser preso nas próximas horas.

O crime aconteceu por volta das 15h de sábado, em uma casa na Praia de Pernambuco, em Guarujá. O flagrante aconteceu enquanto um grupo de amigos se divertia na piscina da casa. Uma das vítimas postou a foto em uma rede social e desabafou. “Você trabalha de segunda a sexta, ganha seu dinheiro suado e quando vai tirar um lazer, olha o que acontece. Até onde essa impunidade vai?” escreveu a vítima em sua página no Facebook. A vítima ainda relatou que diversos objetos foram roubados por três homens armados.

A autora da foto conversou com o G1 nesta segunda-feira (20) e falou sobre o caso. "Me escondi no quarto e meu celular não foi roubado. Quando vi a foto fiquei em choque", conta Taiara Magda.

A ocorrência foi registrada na delegacia sede de Guarujá, onde o caso está sendo apurado. “Nós analisamos a foto e reconhecemos o suspeito, que é maior de idade e já tem passagem por roubo e furto. Também identificamos os outros dois comparsas. Agora vamos aguardar o reconhecimento das vítimas para efetuar a prisão”, explica o investigador chefe Paulo Carvalhal.

O investigador também ressalta a importância de levar as provas de um crime imediatamente para a polícia. “A foto é verdadeira, mas jogar na internet para depois passar para a polícia é um erro. Isso pode atrapalhar a investigação. Então fica a dica para pessoas que passem por uma situação parecida”, ressalta Carvalhal.




Fonte:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/01/mulher-fotografa-brincadeira-na-piscina-e-flagra-ladrao-invadindo-casa.html




Ministro Padilha inaugura UPA em Taquaritinga e anuncia o "Mais Médicos"



Unidade tem parceria com uma das maiores instituições de saúde do País.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou sábado (18), às 18h, em Taquaritinga, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cuja gestão e manutenção serão conduzidas pela Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), de São José do Rio Preto, um dos maiores e mais importantes complexos do Estado de São Paulo na área da Saúde.

A instituição já gerencia o Hospital de Base de Rio Preto, o Hospital da Criança e Maternidade, o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto, a unidade rio-pretense do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e a Faculdade Regional de Medicina (Famerp).


A UPA "Wilson Rodrigues" iniciou as atividades na última segunda-feira (13), oferecendo à população atendimento de média e alta complexidade na urgência e emergência. Ao todo ela atenderá cerca de 80 mil habitantes dos municípios de Taquaritinga, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina.

Para o diretor-executivo da Funfarme, o médico taquaritinguense Horácio José Ramalho, administrar a UPA é um novo desafio que se apresenta à instituição. "Desafio e também compromisso da Funfarme de levar a prestação de serviço de saúde com qualidade, não só na Medicina, mas em todas as áreas", declarou Ramalho.
Segundo o prefeito Fulvio Zuppani (PT), a escolha do parceiro na gestão da UPA deve-se à competência e a excelência do corpo clínico do Hospital de Base e do ensino oferecido pela Famerp.

Já o ministro Alexandre Padilha, em seu discurso, fez elogios à cidade, ao prefeito e disse que era uma satisfação muito grande estar presente na inauguração da unidade de saúde no município. Anunciou, também, que a cidade vai receber o programa "Mais Médicos" para trabalhar nas UBSs, Programa Saúde da Família e UPA e agradeceu aos vereadores, pela placa recebida, concedendo-lhe o título de "Cidadão Taquaritinguense".

UNIDADE TERÁ 130 PROFISSIONAIS DE SAÚDE - A UPA funcionará 24 horas por dia e contará com 130 profissionais das áreas de saúde, administrativa e de apoio, trabalhando em turnos. São 23 médicos (17 clínicos gerais e 6 pediatras) e 47 profissionais de outras áreas da Saúde, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em radiologia e em engessamento. Além dos clínicos e pediatras, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza médicos de outras especialidades em plantão 24 horas por dia para serem acionados imediatamente quando necessário.




Fonte:http://agorataquaritinga.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?NoticiaId=609