Por: Davi Marques Pastrelo
Maior investimento em reflorestamento da história da cidade foi entregue pelo prefeito Marcelo e possui 26 hectares e 43,5 mil árvores
Prefeito Marcelo entrega Reserva Verde do Pinheirinho
O prefeito Marcelo Barbieri entregou, nesta terça-feira (21), a Reserva Verde do Pinheirinho, o maior investimento em reflorestamento já realizado em Araraquara. Considerada o pulmão verde da cidade, a área reflorestada tem 26 hectares e 43.500 mudas de 80 espécies de plantas nativas e frutíferas.
O bosque é resultado do compromisso assumido pela Prefeitura para dar continuidade às obras do novo contorno ferroviário. O prefeito Marcelo lembrou que em 2009, primeiro ano de seu governo, recebeu um comunicado da presidente Dilma Rousseff, na época ministra da Casa Civil, de que as obras do novo contorno ferroviário poderiam ser interrompidas devido ao impasse ambiental causado pela supressão vegetal necessária para a construção do pátio de manobras.
Após o prefeito Marcelo Barbieri assumir o compromisso de encontrar uma grande área e plantar essa verdadeira floresta na cidade, a Cetesb liberou o andamento das obras do novo contorno. O acordo foi firmado com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), com o apoio do então governador José Serra e do ex-secretário estadual de Meio Ambiente Xico Graziano.
“Foram quatro anos de trabalho duro para que a Prefeitura solucionasse o problema para permitir a continuidade das obras de retirada dos trilhos da região central da cidade e, assim, garantir o futuro de Araraquara. Enviamos lei à Câmara Municipal e registramos essa área de 26 hectares em cartório para garantir que esse espaço ambiental seja permanente”, disse o prefeito.
Marcelo afirmou que a nova área verde é o marco inicial do grande projeto urbanístico que vai tomar corpo com a saída das linhas de trem que cortam a cidade de Araraquara. Todo o processo de escolha da área e viabilidade do plantio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, comandada pela arquiteta Alessandra de Lima.
A área
A área no lado leste do Parque Pinheirinho passou pelo processo de retirada dos tocos, roçada e dessecagem com insumos não agrícolas, sendo posteriormente gradeada, sulcada e adubada para então receber as mudas.
Entre as 80 espécies plantadas estão pau-brasil, jequitibá, jacarandá, jatobá, castanha do maranhão, mogno, cedro, guapuruvu, mutambo e embaúba.
Os recursos, em torno de R$ 1milhão, foram repassados pelo Dnit com contrapartida da Prefeitura, que, por meio de licitação, contratou uma empresa que fez o plantio das mudas e será a responsável pela manutenção da área por três anos.
Ao lado do novo bosque ficava o antigo aterro sanitário lacrado em 2009. A região, que era utilizada para depósito de lixo orgânico, agora se tornou o maior pulmão verde da cidade. A empresa Cetenco também plantou mais 8 mil mudas na divisa do Pinheirinho com o acesso ao aterro sanitário.
Para o secretário do Meio Ambiente, Jose Antonio Delle Piage, uma das marcas da atual administração municipal é valorizar o meio ambiente. Ele citou as recuperações de mananciais, as 200 mil árvores plantadas nos últimos cinco anos e as recentes premiações da Prefeitura (conquista de cinco certificados Município Verde Azul em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).
A vereadora Edna Martins ressaltou a importância da criação da Secretaria do Meio Ambiente que proporcionou um salto significativo na questão ambiental. “Essa área é mais uma conquista do prefeito para a cidade, que vai garantir mais qualidade de vida para a população”.
Também compareceram ao ato de entrega da reserva verde os vereadores Jair Martineli, Aluisio Braz, Elias Chediek, Adilson Vital e Roberval Fraiz; o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz; o superintendente do Daae, Guilherme Soares e secretários municipais. O superintendente regional do Dnit, Rinaldo Felix da Costa, não pode comparecer, mas enviou ofício de agradecimento ao convite.
0 comentários:
Postar um comentário