sábado, 24 de agosto de 2013

História da E.F.A. - Estrada de Ferro Araraquara

E.F.A. - Estrada de Ferro Araraquara


Por: Davi Marques Pastrelo

Construída pela E.F. Rio Clarense em 1885, a chegada dos trilhos da ferrovia foi de suma importância para a economia regional. O transporte de café até o Porto de Santos, sempre foi uma das estações mais importantes do Estado de São Paulo, de seu pátio saiam os trilhos da antiga Estrada de Ferro Araraquara, a partir de 1898.

A linha tronco da Cia Paulista com seu primeiro trecho Jundiaí-Campinas em 1872, com a aquisição da E.F. Rio Clarense em 1892, expandiu sua linha ate São Carlos em 1922, já com bitola larga, em 1928 a linha chega ate Rincão.

São seis estações que ficam no município de Araraquara:

Araraquara: A estação que leva o nome da cidade, e foi construída em 18/01/1885 e reformada em 1912, o uso atual da estação é como museu ferroviário, diferentemente da maioria que está abandonada ou foi demolida. Fica no Km 253 da linha Cia Paulista e no Km 767 da linha da Antiga Rio Clarense. 

Na cidade ainda localiza-se o pátio de manobras e oficina próximo ao prédio da Ceagesp. Parte dessa área será desapropriada para a construção do contorno ferroviário e retirada dos trilhos da área central pelo governo federal como parte do plano PAC - 2 (Plano de Aceleração de Crescimento).

Araraquara 1885.


Chibarro: A estação do Chibarro foi inaugurada em 14/07/1922, foi neste mesmo dia que a estação chamada Fortaleza, distante cerca de 400 metros da atual estação do Chibarro foi fechada, o nome Fortaleza foi uma homenagem a uma usina de cana de açúcar, que existe ate hoje. O nome, no entanto não foi mantida pela Cia Paulista, da estação do Chibarro (homenagem dada ao córrego que passa próximo dela), da estação saia um ramal de 25 Km de extensão e uma bitola de 60 cm, que transportava lenha. A partir de 1986 a estação passou a ser usada como escola pela destilaria São Geraldo.


Estação do Ouro: A estação do Ouro foi aberta em 01/02/1897, localiza-se no Km 244, 297 da linha tronco, recebeu este nome por causado córrego do ouro que passa por ali e vai ate Araraquara, hoje tanto a estação, quanto a antiga vila ferroviária estão abandonadas e tomadas pelo mato. A estação fica a cerca de 12 Km do centro da cidade.


Tutóia: A linha da E.F.A. (Estrada de Ferro Araraquara), foi aberta em 1898. Em 1912 a linha chegou a São Jose do Rio Preto, mas a Cia já tinha problemas financeiros. 
A estação de Tutóia inaugurada em 01/01/1914, ficava a cerca de 9 Km do centro da cidade de Araraquara. Há muitos anos esta desativada, suas casas da vila ferroviária serviam como moradia e nos desvios ainda havia muitos vagões abandonados. Atualmente a Inepar toma conta de alguns dos desvios da linha, e os usa para manutenção.


Cesário Bastos: Foi uma das estações mais antigas da linha, aberta em 1898, com o nome de Cruzes. Em 1916 haviam próximas a esta estação as fazendas São Manuel (10 km) e Santa Júlia (4 km), no local existia ainda uma "loja de fazendas, de armarinhos e de secos e molhados. José Cezario da Silva Bastos foi promotor público e político durante o século XIX em Araraquara. 
Em 1986, o prédio já havia sido demolido, o que restou da antiga estação foi a placa indicando o nome e a plataforma de embarque.


Rosa Martins: Inaugurada em 13/05/1927, após esta estação saia um ramal particular com cerca de 12 Km usado para transportar lenha e café. A estação fica hoje próxima a estrada que liga Araraquara a Bueno de Andrada distante aproximadamente 100m da linha , o uso do prédio é como moradia.

Bueno de Andrada: Distrito de Araraquara, fica cerca de 17 Km distante do centro da cidade e 14 Km da represa de captação d'água do Daae, possui cerca de 1200 habitantes, conhecida também como antiga Itaquerê.

Foi inaugurada em 01/10/1898, hoje seu uso é como sub prefeitura, abriga também delegacia, agencia dos correios e posto de saúde, atualmente a ALL (América Latina Logística) abriu no distrito de Bueno uma linha que serve como desvio.

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