domingo, 2 de fevereiro de 2014

Araraquara abrirá o museu do futebol a partir do dia 2 de fevereiro

Por: Davi Marques Pastrelo

Araraquara inicia uma nova experiência na cidade: a abertura de museus aos domingos. A idéia visa aproximar os cidadãos e visitantes de Araraquara destes espaços culturais, para apreciação de suas exposições. O programa é rotativo, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas.

Neste dia 02 de fevereiro, no Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, os visitantes terão a oportunidade de prestigiarem duas exposições: a rotativa “As Guerreiras Grenás” e a permanente “AFE: o passado inspirando o futuro”.
                              
“As Guerreiras Grenás” destaca o tema futebol feminino da Ferroviária/Fundesport, apresentando fotografias, camisas, troféus e outros objetos da equipe. A idéia da exposição surgiu devido ao momento atual vivido pela equipe, com os ótimos resultados que vêm sendo conquistados, como o tetracampeonato paulista. As atletas foram homenageadas depois de passarem invictas com 12 vitórias e seis empates pelo Campeonato Paulista de 2013.

Além de “As Guerreiras Grenás”, os visitantes poderão visitar a exposição permanente “AFE: o passado inspirando o futuro”. A exposição reúne todos os times formados pela Ferrinha desde o seu primeiro jogo, em 1951, apresentando também troféus, jornais, cartazes, camisas – entre outras peças que retratam o time de Araraquara. A seleção dos vários times que representaram a Ferroviária está exposta em formato de quadros, através de fotografias padronizadas com os jogadores perfilados.

                           
A Ferroviária, com apenas cinco anos de fundação, já participava dos jogos da Primeira Divisão, o que lhe rendeu grande fama na década de 60, na “Era Pelé”, além de destaque para muitos de seus jogadores. Entre os craques evidenciados do time na exposição, estão: Bazani, o principal jogador da história da AFE; e Teia, artilheiro do time em 1968, ano que superou o número de gols de Pelé.

Várias outras peças podem ser observadas na exposição, entre elas: os principais troféus, um jogo de botão com um time dos anos 60, disco com o hino do clube (gravado pela Banda do Brejo, em 1983), carteirinha de associado do clube, tabela de campeonato, canhoto de ingressos, vídeos e livros esportivos.

É possível ainda observar fotos da construção do estádio, inaugurado em 10 de junho de 1951; e também das piscinas do clube, em 1954. Outros esportes praticados na Ferroviária – como atletismo ou ciclismo – e alguns eventos - como desfiles e corrida de lambretas - também estão estampados nas paredes do museu.

O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara está localizado na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”. O horário para visitação é: de segunda a sexta, das 8 às 17h; aos sábados, das 8h30 às 12h. Vale reforçar que neste domingo, dia 02 de fevereiro, os interessados podem visitar o espaço entre 10 e 14 horas. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:
Museus aos domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita

Programação:
- Dia 02/02: Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara
(Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”)

- Dia 09/02: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
(Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)

- Dia 16/02: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)

- Dia 23/02: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria
(Praça pedro de Toledo, s/nº - Centro)

0 comentários:

Postar um comentário