Por: Davi Marques Pastrelo
O prefeito Marcelo Barbieri decretou nessa segunda-feira (3) luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-prefeito Clodoaldo Medina nesta madrugada.
“Clodoaldo Medina será lembrado para sempre na história de Araraquara. Um homem visionário, empreendedor e ativo, foi responsável por uma gestão dinâmica e fundamental para nossa cidade. Lamento seu falecimento e deixo meus sinceros votos de pesar a sua esposa Dorinha, seus filhos, netos, familiares e amigos”, afirma o prefeito Marcelo Barbieri.
Medina foi prefeito de Araraquara por dois mandatos, de 1973 a 1976, eleito com 19.042 votos, e de 1983 a 1988, com 32.678 votos. Em junho de 1988, antes do final de seu segundo mandato, Clodoaldo Medina, a convite do governador do Estado Orestes Quércia, deixa a Prefeitura e assume o cargo de presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).
Nesses dois períodos em que esteve à frente da Prefeitura, foi responsável por realizações importantes que impulsionaram o desenvolvimento da cidade.
O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Teatro Municipal, Vaz Filho, Alameda Paulista e a canalização de parte do Rio do Ouro, que permitiu a construção da Via Expressa, foram algumas das obras realizadas por Medina e que até hoje são fundamentais para a qualidade de vida no município.
Em 1983, o prefeito Medina colocou em prática uma das políticas públicas mais importantes de Araraquara. Em conjunto com professores da Unesp, Medina elaborou a política educacional vigente até hoje na rede pública, com a introdução dos Centros de Educação e Recreação (CER).
Clodoaldo Medina também foi responsável por trazer a Villares para a cidade, hoje a Iesa, e dar o primeiro grande impulso desenvolvimentista de Araraquara.
Antes da política, Medina foi comerciante de sucesso. Proprietário da Eletro Tamoio, Clodoaldo se tornou conhecido e influente por toda a cidade, o que o levou a ocupar o cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) entre 1962 e 1966, além de ser um dos fundadores do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio).
Clodoaldo Medina, natural de Recreio (MG), era casado com Dora Galvão Medina, com quem teve os filhos Clodoaldo Junior, Adriana, Rodrigo e Valéria. O ex-prefeito está sendo velado no Velório Municipal e o enterro será nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, às 10h, no cemitério São Bento.
Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara.
0 comentários:
Postar um comentário