sábado, 23 de novembro de 2013

Araraquara canaliza Ribeirão do Ouro para prevenir enchentes

Por: Davi Marques Pastrelo

A obra de duplicação do trecho de 2,2 quilômetros, entre o Jardim Santa Júlia e o viaduto da SP 255, na Vila Aparecidinha, na Zona Leste de Araraquara, avança com duas frentes de trabalho. Uma na pavimentação e outra nas canalizações do córrego do Vieira e do rio do Ouro.
 
“Com a chegada da fábrica Randon no próximo ano, o movimento no entorno do acesso à Vila Xavier será intensificado. Por isso, com o apoio do governador Geraldo Alckmin estamos ampliando a infraestrutura nos bairros Santa Júlia, Parque Gramado, Parque São Paulo, Aparecidinha, Satélite, entre outros”, relata o prefeito.

                              
Trecho do rio do Ouro sob a via Abdo Najm está sendo preparado para nova canalização 
 
Na quarta-feira (13), teve início a remoção de terra no entorno do rio do Ouro para instalação das aduelas de concreto, que substituirão os antigos tubos de aço. Serão instaladas quatro aduelas pré-moldadas, que proporcionarão um vão livre para as águas de 36 metros quadrados. Os antigos tubos instalados possuem cada um 1,5 metro de diâmetro.
 
Já a canalização do córrego do Vieira está pronta com 32 aduelas lineares e um vão livre de 9 metros quadrados. Os serviços de acabamento prosseguem com a construção das paredes laterais de proteção, gabião e base para dispersão.
 
Para o secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, a duplicação da Abdo Najm e as canalizações dos rios Vieira e Ouro são demandas antigas dos moradores da Zona Leste. “A via ficará mais segura e o acesso aos bairros mais fácil. O aumento da vazão sob a via também significa mais tranquilidade para os motoristas”, relata Valter. 
 
Novo asfalto
 
O trecho do viaduto da SP 255 até a entrada do Parque São Paulo já está com novo asfalto nas duas vias. Na separação dos dois sentidos de direção serão colocadas barreiras de concreto, tipo New Jersey.
 
O investimento de R$ 8,1 milhões é oriundo do Governo do Estado e a entrega da obra está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário