Por: Davi Marques Pastrelo
O videodocumentário “Aliens 69: Quando os Rolling Stones Invadiram Matão”, produzido como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, pelos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Diego Luiz Gilbertoni, Fernanda Vilela Gabriel, Gianfrancesco R. Bariani, Matheus E. Carvalho e Rafael Zocco de Camargo, abordou a passagem da banda ao interior do estado de São Paulo.
Sobre a escolha do projeto, os alunos explicaram que já no primeiro ano da graduação, sabiam que queriam um videodocumentário, mas ainda não haviam escolhido o tema. Esse somente foi definido no final do terceiro ano. Entretanto, Zocco afirma que a principal dificuldade, foi produzir um videodocumentário sobre um tema, sem usar imagens.
“Não há fotos ou vídeos dos Stones em Matão. O que tínhamos eram pessoas que testemunharam o fato. Não deixar que o documentário se tornasse um conjunto de depoimentos foi, sem dúvida alguma, o maior desafio que enfrentamos.
O documentário buscou contextualizar o ano de 1969, e fatos importantes que aconteciam no Brasil, na Inglaterra e no mundo: Ditadura Militar, Guerra do Vietnã, homem na Lua, Tropicália, Woodstock etc. 1969 é um ano complexo de retratar, pela quantidade de fatos históricos que ocorreram quase simultaneamente”, explica Zocco.
O desenvolvimento foi possível por meio de fontes que Carvalho e Bariani conseguiram durante o processo, além de pesquisas referentes a 1969, ano em que os músicos Mick Jagger e Keith Richards visitaram Matão.
“O fato de Matheus ser da cidade e conhecer bastante gente de lá acabou facilitando o contato com as fontes", aponta Zocco.
“Parte do grupo se deslocou até o Rio de Janeiro para fazer as entrevistas com eles e o resultado é surpreendente, desvendando mais histórias sobre a passagem de Mick Jagger e Keith Richards pelo Rio e por Matão. Esses dois entrevistados foram fundamentais para entendermos diversas histórias sobre os Stones”, finaliza o estudante.
Mais informações na fanpage https://www.facebook.com/StonesEmMatao.
0 comentários:
Postar um comentário