Por: Davi Marques Pastrelo
Na última sexta-feira (29), às 9h, a Araraquara Transmissora de Energia começou a distribuição da energia gerada no Rio Madeira, nas usinas de Santo Antonio e Jirau, para o sistema interligado nacional. A energia convertida no primeiro bipolo de Araraquara já contempla três milhões de pessoas.
Nessa primeira fase, que esteve em testes nos últimos 45 dias, Araraquara converte - da corrente contínua da Linha de Transmissão de 2375 quilômetros que liga Porto Velho (RO) a Araraquara - os primeiros 700 MW dos 6 mil MW previstos. No momento, Santo Antonio e Jirau somam 11 turbinas em operação das 100 projetadas nas duas usinas. O investimento na subestação e nos dois bipolos está em torno de R$ 4 bilhões.
O diretor técnico João Neves Teixeira Filho, da Estação Transmissora de Energia, comunicou o êxito das operações da interligação Madeira-Araraquara ao sistema nacional.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, “a economia regional amplia sua competitividade com a oferta de energia alinhada aos incentivos do governo federal. A vocação logística de Araraquara é fortalecida com a distribuição de energia”, relatou o prefeito.
Mais energia
O segundo bipolo da IE Madeira na conversora de Araraquara está em andamento e receberá a linha de transmissão da NBTE, paralela a do 1º bipolo, no primeiro semestre de 2014.
A interligação com o sistema nacional facilitará a manutenção em outras subestações importantes como Água Vermelha (MG) e Marimbondo, na divisa de São Paulo e Minas.
Desde agosto de 2012, a nova subestação de Araraquara equilibra a distribuição de energia de Furnas e da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep) no sistema nacional. Agora, com a distribuição da energia do Madeira, o fluxo foi invertido e tanto Furnas como a Cteep distribuem a energia convertida na nova subestação.
As subestações Araraquara Transmissora de Energia, Furnas, Cteep estão localizadas na Rodovia Nelson Barbieri que liga Araraquara a Gavião Peixoto, próximas a unidade de Embraer.
0 comentários:
Postar um comentário