quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Prefeitura de Araraquara abre sindicância para investigar mau uso de câmeras de segurança


Por: Davi Marques Pastrelo

A Prefeitura de Araraquara irá abrir uma sindicância para investigar o mau uso das câmeras de monitoramento da cidade. O aparato que deveria servir para coibir práticas criminosas e ajudar em investigações policiais, estão sendo usadas para perseguir e dar zoom em decotes e partes íntimas de mulheres e até de adolescentes. 
A denúncia foi apresentada na tarde desta quarta-feira (11) pela vereadora Gabriela Palombo (PT), durante coletiva à imprensa, na Câmara Municipal. Algumas imagens mostram mulheres tendo partes do corpo filmadas em "close" pelos operadores.
O que pode-se perceber nas imagens é o manuseio das câmeras por uma pessoa doente, que as usa para perseguir mulheres, para a satisfação de algum desejo. Uma total falta de coordenação e gerenciamento”, afirma Gabriela. 
Em um dos vídeos, uma mulher que entra e sai de uma loja na Rua Nove de Julho (Rua 2), é perseguida pela câmera. A jovem veste um shorts curto e o operador aproxima zoom sobre as nádegas da mulher por mais de um quarteirão.

Em outra ocasião, um casal de namorados que está em uma praça da cidade também é flagrado pelas câmeras. As imagens mostram que o operador se aproxima das partes íntimas da garota.
No final da gravação, havia fotos de dentro da sala de monitoramento, nelas aparecem guardas municipais com os monitores desligados e em outra, um guarda está assistindo jogo de futebol, nos monitores das câmeras. 

Em nota, a a Prefeitura de Araraquara condenou a conduta e afirmou, em nota, que a teve conhecimento das imagens pela imprensa e já está apurando a origem do material. 

Veja o vídeo completo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=Qm8GcmiOaPw&feature=youtu.be





0 comentários:

Postar um comentário