Por: Davi Marques Pastrelo
Um dos destaques do XI Território da Arte de Araraquara é a homenagem que o evento presta ao desenhista araraquarense Sebastião Seabra, com uma Sala Especial na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, onde também serão apresentadas as obras de Arte Acadêmica, Perspectiva Futura e Território Aberto.
Sebastião Seabra
O desenhista de histórias em quadrinhos Sebastião Seabra nasceu em Araraquara, em 12 de maio de 1958. Este autor de histórias em quadrinhos é também roteirista, desenhista, arte finalista, colorista, letrista, contista, caricaturista, chargista político, ilustrador publicitário, ilustrador de livros didáticos, editor, articulista e, finalmente, professor de desenho e anatomia e histórias em quadrinhos. De acordo com o desenhista, não por opção, nem por acaso, mas a necessidade o levou a trilhar tantos caminhos. Porém, em essência, Seabra se define apenas como um desenhista de histórias em quadrinhos.
Atualmente Seabra produz adaptações literárias em quadrinhos, desenha HQs de super heróis para editores independentes e leciona desenho e anatomia e história sem quadrinhos, além de desenvolver e editar apostilas de desenho.
Com uma grande produção de ilustrações publicitárias, Seabra é um fiel colaborar de revistas e jornais, editando páginas sobre cultura pop, ilustrando, fazendo caricaturas e charges políticas.
Sua história com o desenho começou no início dos anos 60, ainda no antigo primário, quando seu irmão mais velho entrou em casa e jogou uma revista do Tio Patinhas sobre o tampo da mesa da sala. A revista caiu com suas páginas abertas e foi a primeira vez que o jovem Sebastião viu algo “tão magnífico”.
Daí em diante, apesar de toda adversidade e da falta de mercado de trabalho, ele não tinha dúvidas do que faria na vida e em 1969 se mudou com a família para São Paulo. Autodidata, estudou desenho com livros de anatomia e revistas em quadrinhos de autores que admira.
Em 1974, Seabra começou a publicar nos jornais paulistas, escrevendo e desenhando tiras diárias de aventuras e cômicas. Em 1978 já estava no mercado de trabalho, escrevendo e desenhando a revista Zorro para a editora EBAL do Rio de Janeiro, e quadrinhos eróticos para a editora Grafipar em Curitiba.
Em 1983 o desenhista voltou para Araraquara onde até hoje trabalha para o mercado europeu, escrevendo e desenhando álbuns de quadrinhos.
Vale destacar que Seabra ganhou dois prêmios Angelo Agostini e criou o Vingador Mascarado para a Phenix Editorial e Rose, a Mulher Gato, e John Áskesis para o mercado europeu.
A Sala Especial Sebastião Seabra pode ser conferida a partir do dia 03 de setembro na Casa da Cultura, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A exposição permanece em cartaz até 27 de setembro.
Toda a programação do Território da Arte é gratuita. Escolas e grupos interessados podem agendar antecipadamente a visita aos espaços de exposição ou a participação no Ciclo de Palestras. O fone para contato é o (16) 3333-1159.
SERVIÇO:
Território da Arte apresenta Sala Especial Sebastião Seabra
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Período: de 03 a 27 de setembro
Horário para visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
0 comentários:
Postar um comentário