Por: Davi Marques Pastrelo
A presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei nº 12.829/2013, aprovada pelo Congresso Nacional, criando o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná.
A ilha dos Currais é um arquipélago situado entre as baías de Guaratuba e Paranaguá , a cerca de 6,2 milhas da costa, em frente à Praia Leste , município de Pontal do Paraná.
A criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais, cujas formações rochosas ficam no território oceânico são conhecidas pela diversidade da fauna, sobretudo de pássaros, que usam as ilhas para reproduzir.
O novo parque nacional é composto por três ilhas, sendo que apenas uma delas, a maior, possui vegetação. O tema estava em discussão no Congresso Nacional desde 2002, quando foi apresentado pelo então deputado federal Luciano Pizzato. Em sua justificativa, o deputado ressaltou que o aumento das atividades de pesca na região poderiam colocar em risco as formas de vida que habitam a região.
Outro ponto levantado na justificativa pelo então deputado era a preservação dos recifes da região. As ilhas estão entre os poucos pontos utilizados pelos mergulhadores para exploração.
O novo parque nacional é composto por três ilhas, sendo que apenas uma delas, a maior, possui vegetação.
Com a aprovação no Senado, o projeto segue para a sanção presidencial, e caso a presidente Dilma Roussef transforme o texto em lei, a pesca dentro dos limites do parque nacional será proibida.
Foto: Reprodução - Moreia nas Ilhas dos Currais
0 comentários:
Postar um comentário