domingo, 12 de janeiro de 2014

Nova Europa completa 107 anos

Por: Davi Marques Pastrelo

A cidade de Nova Europa completa 107 anos neste dia 12 de janeiro, surgida dos Núcleos Coloniais do Cambuhy, o nome da cidade foi uma homenagem aos imigrantes europeus que colonizaram aquelas terras. A chegada dos trilhos da estrada de ferro Douradense em 1908, fundada por Cyro Marcondes de Rezende em 1898, aumentou a procura pelos lotes de terra que eram vendidos aos recém chegados. 

Entre os anos de 1908 a 1911, a população da Colônia de Nova Europa, foi formada predominantemente de colonos do leste europeu (poloneses, russos, estonianos) posteriormente chegaram os alemães que após os anos 20 tornaram-se o maior grupo de imigrantes na cidade. 

Outros colonos também formaram a cidade, como espanhóis, portugueses e italianos vinham ocupando os lugares dos recém-chegados. 

A Colônia de Nova Europa passou a Distrito de Paz em 30 de dezembro de 1913, pela Lei n° 1409, com sede na estação da Estrada de Ferro do Dourado. Pela Lei n° 2085, de 18 de Dezembro de 1925, foi incorporado ao Município de Tabatinga. Foi elevado a município pela Lei n° 2456, de 30 de Dezembro de 1953, e pertencente à Comarca de Itápolis. Pertenceu à Comarca de Itápolis de 1907 a 1925 e a de Ibitinga de 1925 a 1939 voltando a pertencer a de Itápolis a partir de 1939 até Outubro de 1968, quando passou a pertencer à Comarca de Araraquara, até hoje.

O Município de Nova Europa foi criado através da Lei n° 2456, de 30 de dezembro de 1953.

Casa em Nova Europa - 1928.

Núcleos Coloniais do Cambuhy:

A Sesmaria do Cambuhy deu origem à “Companhia Agrícola e Pastoril d´Oeste de São Paulo”, que foi responsável por um dos maiores projetos de imigração do Estado de São Paulo, dando origem posteriormente aos Municípios paulistas de Nova Europa, Gavião Peixoto, e ao Distrito de Nova Paulicéia (atualmente pertencente à Gavião Peixoto).

O professor doutor Mivaldo Messias Ferrari, Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (CHS) do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), explica que o que os cafeicultores tinham em mente ao criar os Núcleos Coloniais era que estes servissem de celeiro de mão-de-obra para a indústria cafeeira.

A queda na imigração italiana deu-se devido à proibição do governo italiano por conta das más condições em que muitos colonos viviam. Oferecia-se como chamarisco para cada imigrante europeu recém chegado uma gleba de terra de dez alqueires e cada colono tinha um período de dez anos para pagar.


Nova Europa- 1923.

Ferrari explica que as terras do Núcleo Colonial do Cambuhy foram compradas por Carlos Leôncio Magalhães do Desembargador Bernardo Avelino Gavião Peixoto. As terras de Nhonhô eram servidas por dez estações ferroviárias para facilitar o escoamento de sua produção, dentre elas: Toryba, Teixeira Leite, Cambuhy, Uparoba, Gavião Peixoto, Nova Paulicéia, Nova Europa, Matão, Ponte Alta e Santa Josepha.

Os Núcleos Coloniais do Cambuhy deram origem às cidades de Nova Europa, fundada em 1907, e Gavião Peixoto, fundada em 1924. Incialmente, Nova Europa possía 259 lotes de terra e Gavião Peixoto 213.


Mapa dos núcleos Coloniais do Cambuhy


Nova Europa - 1915.


Nazismo: 

Devido a colonização alemã, Nova Europa teve um ativo Núcleo Nazista que atuou entre os anos 30 e 40 na cidade. Outro fato interessante é que a cidade abrigou o criminoso de guerra Joseph Mengele, o "Anjo da Morte de Auschwitz". 

A colonização alemã e sua influência foi tema da tese de doutorado da Profa. Dra. janaína Florinda Ferri Cintrão. Outro livro que trata do tema é "O Ninho da àguia-  O Nazismo em Nova Europa", de Davi Marques Pastrelo.

Curiosidades:

O cantor Jair Rodrigues morou em Nova Europa. 

A Usina Itaquerê, uma das maiores do estado de São Paulo, foi uma das primeiras a ter uma usina hidroelétrica e ferrovia particular dentro dos limites do município de Nova Europa. A colônia da usina era servida de cinema, armazéns, escolas e hospital. 

1 comentários:

  1. Meu pai nasceu em Nova Europa, mas eu não sabia nada sobre a história da cidade! Boa matéria, parabens!

    ResponderExcluir