Por: Davi Marques Pastrelo
A cidade de Nova Europa completa 107 anos neste dia 12 de janeiro, surgida dos Núcleos Coloniais do Cambuhy, o nome da cidade foi uma homenagem aos imigrantes europeus que colonizaram aquelas terras. A chegada dos trilhos da estrada de ferro Douradense em 1908, fundada por Cyro Marcondes de Rezende em 1898, aumentou a procura pelos lotes de terra que eram vendidos aos recém chegados.
Entre os anos de 1908 a 1911, a população da Colônia de Nova Europa, foi formada predominantemente de colonos do leste europeu (poloneses, russos, estonianos) posteriormente chegaram os alemães que após os anos 20 tornaram-se o maior grupo de imigrantes na cidade.
Outros colonos também formaram a cidade, como espanhóis, portugueses e italianos vinham ocupando os lugares dos recém-chegados.
A Colônia de Nova Europa passou a Distrito de Paz em 30 de dezembro de 1913, pela Lei n° 1409, com sede na estação da Estrada de Ferro do Dourado. Pela Lei n° 2085, de 18 de Dezembro de 1925, foi incorporado ao Município de Tabatinga. Foi elevado a município pela Lei n° 2456, de 30 de Dezembro de 1953, e pertencente à Comarca de Itápolis. Pertenceu à Comarca de Itápolis de 1907 a 1925 e a de Ibitinga de 1925 a 1939 voltando a pertencer a de Itápolis a partir de 1939 até Outubro de 1968, quando passou a pertencer à Comarca de Araraquara, até hoje.
O Município de Nova Europa foi criado através da Lei n° 2456, de 30 de dezembro de 1953.
Casa em Nova Europa - 1928.
A Sesmaria do Cambuhy deu origem à “Companhia Agrícola e Pastoril d´Oeste de São Paulo”, que foi responsável por um dos maiores projetos de imigração do Estado de São Paulo, dando origem posteriormente aos Municípios paulistas de Nova Europa, Gavião Peixoto, e ao Distrito de Nova Paulicéia (atualmente pertencente à Gavião Peixoto).
O professor doutor Mivaldo Messias Ferrari, Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (CHS) do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), explica que o que os cafeicultores tinham em mente ao criar os Núcleos Coloniais era que estes servissem de celeiro de mão-de-obra para a indústria cafeeira.
A queda na imigração italiana deu-se devido à proibição do governo italiano por conta das más condições em que muitos colonos viviam. Oferecia-se como chamarisco para cada imigrante europeu recém chegado uma gleba de terra de dez alqueires e cada colono tinha um período de dez anos para pagar.
Nova Europa- 1923.
Os Núcleos Coloniais do Cambuhy deram origem às cidades de Nova Europa, fundada em 1907, e Gavião Peixoto, fundada em 1924. Incialmente, Nova Europa possía 259 lotes de terra e Gavião Peixoto 213.
Mapa dos núcleos Coloniais do Cambuhy
Nova Europa - 1915.
Nazismo:
Devido a colonização alemã, Nova Europa teve um ativo Núcleo Nazista que atuou entre os anos 30 e 40 na cidade. Outro fato interessante é que a cidade abrigou o criminoso de guerra Joseph Mengele, o "Anjo da Morte de Auschwitz".
A colonização alemã e sua influência foi tema da tese de doutorado da Profa. Dra. janaína Florinda Ferri Cintrão. Outro livro que trata do tema é "O Ninho da àguia- O Nazismo em Nova Europa", de Davi Marques Pastrelo.
Curiosidades:
Curiosidades:
O cantor Jair Rodrigues morou em Nova Europa.
A Usina Itaquerê, uma das maiores do estado de São Paulo, foi uma das primeiras a ter uma usina hidroelétrica e ferrovia particular dentro dos limites do município de Nova Europa. A colônia da usina era servida de cinema, armazéns, escolas e hospital.
Meu pai nasceu em Nova Europa, mas eu não sabia nada sobre a história da cidade! Boa matéria, parabens!
ResponderExcluir