Da redação
O padrão de resolução Full HD (Full High Definition) que tanto impressiona nós brasileiros pela sua boa qualidade de imagem, já está se tornando obsoleta em outros países; sim, OBSOLETA.
Com toda essa explosão de tecnologia, a venda de televisões com super resolução só vem aumentando, especialmente com a copa do mundo de futebol neste ano de 2014. O Repórter Gazeta foi pesquisar o que é realmente uma TV de alta resolução e descobrimos que o brasileiro não conhece a verdade sobre os fatos.
Para trazer ao nosso leitor exatamente como funciona essa tecnologia, o RG conversou com o Prof. Dr. André de Souza Tarallo (Engenheiro de Computação) e segundo o professor, o Brasil ainda não transmite com essa qualidade de resolução.
O Prof. Dr. André afirma que o padrão de resolução 4k e 8k consegue tornar ainda mais realista o que já parecia perfeito.
O padrão Full HD nada mais é do que 1920 x 1080 pixels em uma tela de vídeo; 1920 colunas de resolução vertical por 1080 linhas de resolução horizontal, dando uma resolução com 2.073.600 pixels no total (2.1 megapixels). Junto disso vem outro parâmetro que influência na qualidade da imagem, a velocidade de atualização dos quadros por segundo (frequência), que é dado em Hertz; um valor típico é 240Hz.
O padrão 4K (Ultra HD) é uma resolução da ordem de quatro vezes maior que o padrão Full HD, chegando a 8.3 MP (3840 x 2160 pixels), gerando mais sensação de imersão. No Brasil, os televisores para o padrão 4K podem ser encontrados a partir de R$ 11.000,00, porém nenhuma emissora ainda transmite nesta resolução, apesar de algumas já gravarem nesta resolução. A Rede Globo filmou o Carnaval 2013 do Rio de Janeiro em 4k em parceria com a emissora estatal japonesa NHK.
O padrão 8K (Ultra HD) é uma resolução da ordem de dezesseis vezes maior que o padrão Full HD, chegando a 33.1 MP (7680 x 4320 pixels). Os testes vem sendo realizados no Japão e no Brasil e a transmissão deve-se iniciar no Japão, nas Olimpíadas de 2016. A qualidade do áudio também precisa acompanhar a qualidade da imagem desses novos padrões, sendo necessário muitos mais canais.
Com tudo isso, será possível ter televisores cada vez maiores e reduzir a distância recomendada para assistir televisão Full HD. Faça a sua escolha ao adquirir uma nova TV!
0 comentários:
Postar um comentário