Por: Davi Marques Pastrelo
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” será reinaugurada na próxima quinta-feira (29), às 19h30, pelo prefeito Marcelo Barbieri, como parte das comemorações do aniversário de Araraquara. A reforma, iniciada há seis meses, contemplou a remodelação de todos os espaços, adequações para acessibilidade, e a reestruturação de segurança patrimonial e de recursos humanos.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Nino Mengatti, para que a reforma fosse realizada foi feito um estudo do local e o levantamento de demandas dos funcionários e público frequentador da Biblioteca.
“A partir dos dados que coletamos junto às pessoas diretamente envolvidas com a Biblioteca percebemos duas grandes preocupações: acessibilidade e segurança”, afirmou Nino.
Atendendo à reivindicação dos funcionários, um portão foi colocado no entorno do prédio para garantir mais segurança. O portão ficará aberto durante todo o horário de funcionamento das bibliotecas.
“Quem frequenta a Biblioteca no período da noite, que é a grande maioria, solicitava maior segurança no local,” explicou a gerente da Biblioteca Célia Longobardo, que trabalha na Mário de Andrade há 34 anos.
De acordo com a gerente, os materiais, móveis e livros estarão em ordem até a reinauguração da Biblioteca. “Nesse período, o atendimento ao público foi interrompido, mas, mesmo assim, os frequentadores mais assíduos têm vindo vistoriar as obras e elogiado a remodelação da nossa biblioteca”, disse Célia.
Acessibilidade
Para garantir a acessibilidade, foram colocados o elevador social que dá acesso ao piso superior da biblioteca; uma rampa na escada do auditório e um elevador para que pessoas com dificuldade de locomoção possam subir ao palco. Os banheiros foram reformados e se tornaram acessíveis e no auditório foram colocadas poltronas especiais para pessoas obesas.
“Outra melhoria imprescindível, que era uma antiga demanda dos funcionários, foi a colocação do elevador monta-carga, que possibilita a locomoção rápida e eficiente dos livros de um andar para o outro. Foi uma grande conquista”, comemorou Célia.
Quintal da Leitura
A colocação dos portões no pátio externo da biblioteca proporcionará ainda o desenvolvimento de novos projetos, que estão sendo estudados pela equipe da Secretaria Municipal da Educação.
Dentre eles está o “Quintal da Leitura”, que prevê um espaço dedicado à leitura e contação de histórias para crianças da rede de Educação Infantil.
“O objetivo é desenvolver atividades de leitura, contação de histórias e brincadeiras pedagógicas com crianças pequenas, de até cinco anos de idade. Temos um espaço grande e belíssimo entre as bibliotecas que agora poderá ser aproveitado com a segurança exigida para o trabalho com as crianças desta faixa etária”, contou a gerente da Educação Infantil, Viviane Cereda.
Além do “Quintal”, outros projetos farão parte da programação da Biblioteca, como a Sala de Visita: Encontro com Autores; Bibliotecatour: A Escola vai à Biblioteca; Cine Debate; Painel Literário; Hora da História. A programação já existente continuará, como a Troca de Gibis e a Feira de Troca e Venda de Livros Usados.
“A Biblioteca está passando por uma transformação que afeta também os funcionários. Estamos tornando essa biblioteca mais acessível a todos”, finalizou a gerente da Biblioteca, Célia Longobardo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara
0 comentários:
Postar um comentário