por: Leandro Castro - Jornal Tribuna
Taquaritinga pode estar prestes a descobrir uma vocação. Transformar o município num paraíso para a prática de esportes de aventura é a intenção de um grupo apaixonado pelo voo livre. Foi o que apontou a 1ª reunião realizada esta semana na Câmara de vereadores, onde várias pessoas ligadas aos esportes radicais da cidade e região se encontraram para acertar os detalhes da criação de uma Associação ligada ao turismo ecológico em toda a extensão da Serra do Jabuticabal.
O grupo, encabeçado pelo engenheiro Eduardo Piva Carletto e o vereador Cido Bolivar, convidou os voadores profissionais Renato Scatolin e Ronaldo do Nascimento, de Jaboticabal, para orientar e explicar aos convidados sobre o potencial que Taquaritinga possui em relação ao fomento desse setor.
Para que isso seja uma realidade o primeiro obstáculo a ser superado é a liberação de laudos da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), uma vez que as áreas apropriadas para o salto de parapente estão dentro das chamadas APPs (Área de Preservação Permanente), em propriedades particulares, como a Fazenda Glória, no alto da serra, onde ficam as torres de transmissão de rádio e televisão.
O ponto localizado em terras taquaritinguenses é considerado pelos instrutores de vôo e praticantes do esporte como um dos melhores do Estado de São Paulo. Está na lista das 24 rampas (cordilheiras) ideais, de acordo com o Guia Quatro Ventos, devido às boas condições e térmicas constantes na região.
“Já saltamos algumas vezes da Serra do Jabuticabal e constatamos que o lugar é propício por causa das térmicas”, disse o instrutor Scatolin. “Um das demonstrações visíveis da presença de térmicas é o urubu. O pássaro não gosta de bater asas e por isso voa em térmicas a procura de alimentos ou para se deslocar de uma região para outra. A ave tem uma grande sensibilidade para voar em correntes de ar ascendentes e esta sempre presente em rampas boas de voos. São as térmicas que possibilitam horas e horas de voo”, explica.
Em tempo: talvez fosse esta a explicação para que um dos pontos de visitação na Serra do Jabuticabal seja conhecido por ‘Toca do Urubu’.
O leitor pode conferir inúmeras fotografias e vídeos dos saltos realizados pelo Clube Ilha do Ar, do qual Renato Scatolin é associado na cidade de Jaboticabal. O material está disponível no www.vimeo.com/user4060248.
Após a possível criação da Associação de Esportes de Aventura no município o caminho se torna mais fácil para que a cidade consiga promover e trazer etapas dos campeonatos de voo livre, organizados pela Federação Paulista. “Com o laudo podemos nos registrar na Federação e assim organizar eventos nesse setor, fomentando, inclusive, outras áreas em Taquaritinga, como o de comércio, serviços, hospedagem, pousadas, restaurantes etc.”, vislumbra Eduardo Carletto.
Pensando nisso, proprietários de sítios e fazendas ao entorno da serra também foram convidados para participarem desta primeira reunião.
“É um estímulo a mais para nós”, disse Antonio Luiz Barreto, da Fazenda Glória, considerada um dos possíveis pontos turístico da região local. “Sabemos que esses esportistas são amantes da natureza, ou seja, ao invés de desmatar, eles vão ajudar a preservar a nossa Serra, uma vez que estão sempre no ar, o que ajudaria a localizar focos de incêndio e acionariam a brigada para debelar as chamas. Além do que, os pilotos também poderiam soltar sementes quando estiverem voando para colaborar no reflorestamento”, comentou Barreto. “Tem tudo para dar certo”, conclui.
Os vereadores apoiaram a ideia. Eles agora estarão empenhados na formação e criação da Associação. Um engenheiro ambiental deverá trabalhar na criação dos projetos que serão encaminhados ao órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
0 comentários:
Postar um comentário