quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Araraquara irá revitalizar a Rua 2 , obras terão início no final de semana

Por: Davi Marques Pastrelo

O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado do coordenador de Mobilidade Urbana e vice-prefeito Coca Ferraz, debateu com comerciantes o projeto de remodelação e revitalização da área comercial central, durante reunião na noite dessa segunda-feira (7) na Biblioteca Mário de Andrade. Após a aprovação da proposta, o prefeito confirmou que as obras terão início já nesse sábado (12).

As melhorias visam trazer mais conforto aos consumidores, comerciantes, usuários de transporte coletivo e motoristas. “Com o intenso desenvolvimento que a cidade vive atualmente, é necessário pensar em projetos que garantam maior mobilidade na região central da cidade”, destacou.

Na primeira fase serão realizadas melhorias viárias na Rua Nove de Julho (Rua 2), orçadas em R$ 200 mil. A Prefeitura realizará melhorias na sinalização vertical e horizontal, instalação de semáforos mais modernos com relógio e revitalização do mobiliário urbano.

                             
Também será feita a retiradas das ilhas ao longo da via e a redução em um metro das ilhas nas equinas. Com isso será possível criar uma faixa adicional na Rua Nove de Julho, o que possibilitará aumentar significativamente o tráfego de veículos. Os bancos serão retirados, reformados e reinstalados nas esquinas. As calçadas não terão seu tamanho alterado.

Segundo Coca Ferraz, hoje existe um tempo elevado para o percurso de ônibus na Rua Nove de Julho e a velocidade do transporte coletivo em horários de pico é de apenas 2,5 km/h. Com a criação de faixa adicional, o lado direito da via será utilizado preferencialmente para ônibus. Segundo o vice-prefeito, todo o trânsito na região central terá maior fluidez após as obras. O estacionamento de veículos para carga e descarga será permitido entre 19h e 10h do dia seguinte.

A Prefeitura informou que antes do Natal os comerciantes terão uma via totalmente remodelada, mais atrativa e com prioridade de travessia para pedestres. A previsão é que esta primeira etapa das obras seja concluída em novembro.

O coordenador de mobilidade urbana, Coca Ferraz, lembrou que é preciso planejar o principal corredor. “Nossa frota aumentou de 78 mil para 153 mil veículos nos últimos dez anos”, disse.

Próximas Etapas

O projeto foi dividido em seis etapas e a segunda fase das obras prevê a revitalização da Rua São Bento (Rua 3), com a remodelação da sinalização vertical e horizontal, além da instalação de novos semáforos.

Na Rua Carvalho Filho (Rua Zero), o estacionamento dos carros será ao lado direito da via. Nos pontos de ônibus serão instaladas coberturas e as guias terão um aumento de dois metros para garantir a segurança do usuário.

As últimas etapas do projeto preveem remodelação dos pontos de ônibus na região central e modernização do Terminal Central de Integração (TCI). Serão colocados painéis e televisores, com sistema de sonorização, mostrando o horário previsto dos ônibus nas plataformas. Além disso, serão instaladas cadeiras para a pessoas que aguardam o transporte. O trecho da Via Expressa que fica sob o terminal será revitalizado com uma nova pintura.

A reunião contou com a participação de proprietários e representantes das lojas da Rua Nove de Julho.

0 comentários:

Postar um comentário