terça-feira, 15 de outubro de 2013

Brasil, um país de vagabundo e sem-vergonha?

 
por Rafael Carvalho
 
 
 
 
 
 
Porque o descaso com a população está tão evidente, sendo que já poderíamos ver os resultados das nossas escolhas nas últimas eleições. A única coisa que houve foi uma piora. Será que todas as manifestações populares, não serviram para nada? Será...


Por causa da minha profissão, visito várias cidades da nossa região e converso com muitas pessoas, querendo encontrar sempre uma boa história. Essa oportunidade despertou um interesse em saber qual era a opinião dos eleitores, sobre as expectativas que eles tinham sobre seus representantes políticos e como estavam as promessas que foram feitas, em relação ao que é apresentado hoje.

A resposta é, o caos que se encontra as cidades da nossa região é inacreditável. Tudo o que foi prometido em campanha, não existe. Um exemplo disso é a cidade de Ribeirão Preto, que está com falta de água em vários bairros e a prefeitura está investindo em adaptações, para a chegada da copa do mundo de futebol, em 2014.

Como aceitar que uma cidade do porte de Ribeirão Preto, tenha problemas com a falta de água. Ano passado foi decretado um aumento no IPTU de até 130%. Com certeza posso enumerar todas as sacanagens, que nossos políticos estão fazendo com a população da região. Um exemplo disso foi o que eu vi, neste final de semana, especificamente no dia das crianças.

Estava passeando de moto em Taquaritinga e apreciando as mudanças políticas que não vieram, mesmo depois de todo esse tempo das últimas eleições. O que mais me impressionou foi uma pequena coisa, mas é tão simbólico que mostra o quanto estamos sozinhos, na "luta contra o crime".

As ruas da cidade já estão deterioradas a muito tempo, mostrando que a porcaria não vem de hoje, mas o trabalho que foi realizado para mim é vergonhoso. Com a intenção de pintar e melhorar a visualização das faixas nas ruas e guias da cidade, foi feito essa operação de alta dificuldade, mas uma rua específica que estava sem nenhuma condição de transitar, me chamou a atenção pela demonstração de que o Brasil, é um país de vagabundo e sem-vergonha.

Começaram a pintar as faixas centrais da rua e quando chegaram em um buraco gigante, pintaram ele por dentro como se a cratera fosse parte da paisagem. Não dava para cobrir o buraco? Não poderiam ter colocado areia ou sabe Deus o que... como pode? Existe também o exemplo de uma avenida e no seu canteiro central, tem um poste que foi atingido por um carro. O acidente foi há vários anos e o poste foi quebrado na sua base, onde rapidamente os moradores remendaram com duas madeiras e parafusos, estilo velho oeste mesmo. Mas a questão é, o que estão esperando para arrumar; cair na cabeça de alguém? Acho que sim.

Isso não é privilégio de uma ou duas cidades, este abuso é realidade em muitas regiões do país. Mas antes de rotular seu representante político, leia o significado dos adjetivos que deveriam ser, para mim, o sobrenome da maioria deles.

Definição de vagabundo:
 
adj. Que caminha sem rumo determinado; que perambula ou vagueia; andarilho.
Que vive de maneira desocupada; que não possui ocupação; que não tem vontade de realizar suas tarefas.
Que não trabalha ou não gosta de trabalhar; vadio: aluno vagabundo.
Figurado. Que expressa inconstância; que se comporta de modo volúvel.
Pej. Que apresenta péssima qualidade; inferior.
Pej. Desprovido de honestidade; que se comporta de modo desonesto; malandro ou canalha.
s.m. Pessoa que vagueia; quem não possui ocupação e/ou objetivos; andarilho, malandro.
Direito. Aquele que não possui um endereço fixo ou um negócio/ocupação constante.
 

Definição de sem-vergonha:
 
adj.m e adj.f. Algo ou alguém desprovido de vergonha.
s.m e s.f. Indivíduo sem moral.
 


0 comentários:

Postar um comentário