Da: Redação
Coca Ferraz, vice-prefeito e Coordenador de Mobilidade Urbana, divulgou um artigo defendendo as obras no boulevard da Rua Nove de Julho, no centro de Araraquara. Em artigo, Coca rebate as críticas do ex-prefeito Edinho Silva (PT), que no último final de semana afirmou que “a proposta de eliminação das ilhas e a consequente abertura de mais uma faixa de rolamento para o tráfego de carros de passeio vai contra os conceitos de uma cidade moderna”.
Para Coca Ferraz, a situação atual do centro está ruim por causa dos congestionamentos, tempo de percurso excessivo dos coletivos na Rua 2, trânsito desorganizado e falta de conservação, o que afugenta clientes do comércio.
Leia o artigo na íntegra:
A área comercial central é a alma das cidades é para onde as pessoas, de todas as classes sociais, vão para fazer compras, trabalhar, passear, conversar. Constitui um espaço de grande importância sob a ótica econômica, social, democrática e de lazer. É vital, portanto, que ela seja atrativa e dinâmica o que exige comércio variado e preços competitivos, espaço público e privado bem conservado e agradável, passeios largos e regulares, acesso fácil por todos os modos de transporte, trânsito não congestionado e estacionamento disponível.
A situação atual do nosso centro está ruim em vários aspectos: grandes congestionamentos, tempo de percurso excessivo dos coletivos na Rua 2 (a velocidade nos picos chega a ser de 2,5 km/h, um recorde mundial), trânsito desorganizado, falta de conservação, ineficiência no uso do espaço e por aí vai. Com isso, é natural a fuga de clientes do comércio.
Deixar a coisa do jeito que está seria prova de incompetência e omissão da Prefeitura. O que fazer? Menciono as diversas possibilidades no tocante à Rua 2 e as conseqüências mais relevantes associadas a cada uma delas.
Calçadão: forte prejuízo no acesso, caos total do trânsito nas outras vias, tempo de percurso dos coletivos ainda maior, queda elevada do número de clientes, alto custo de implantação.
Só ônibus na Rua 2: forte prejuízo no acesso por carro, aumento do congestionamento nas outras vias, redução do tempo de percurso dos coletivos, queda significativa do número de clientes.
Só carro na Rua 2: forte prejuízo no acesso por ônibus, aumento do congestionamento nas outras vias para onde os ônibus teriam que ser desviados, tempo de percurso dos ônibus ainda maior, queda significativa do número de clientes.
Ônibus e carro com a retirada das ilhas centrais: melhoria no acesso, descongestionamento do trânsito, redução do tempo de percurso dos coletivos (no mesmo nível do caso de manter só ônibus sem mexer nas ilhas), aumento do número de clientes, custo baixo.
Esta última, por ser claramente a melhor alternativa para a população, foi a opção escolhida pelo atual governo municipal. É só isso, nada além disso!
Coca Ferraz é Vice-Prefeito de Araraquara e Coordenador da Mobilidade Urbana.
Fonte: Prefeitura municipal de Araraquara.
0 comentários:
Postar um comentário