O documentário " A volta ao mundo de Anésio Argenton”, resgata a trajetória do maior ciclista de pista do brasil de todos os tempos. o vídeo faz parte da segunda temporada da série “Memória do esporte olímpico brasileiro”.
A produção tem 26 minutos de duração e tem histórias impressionantes, com a participação dos principais colaboradores, ciclistas e ex-ciclistas, aficcionados, amigos e ex-companheiros de pedal de argenton, grande parte da cidade de araraquara-sp, onde ele viveu, representou e foi revelado para o mundo.
Natural de Boa Esperança do Sul, radicado em Araraquara, Anésio Argenton foi um dos maiores ciclistas da história da modalidade e do brasil, para provas de pista (velódromo), tendo sido o único medalhista de ouro em jogos panamericanos, em 1959, em chicago, e o melhor resultado do ciclismo brasileiro na história das olimpíadas, 5º colocado em roma, 1960, na prova de velocidade individual e 7º na prova do km contra o relógio.
Ele ainda venceu todos os jogos abertos que disputou, de 1949 a 1956, foi tetracampeão brasileiro de velocidade (1952, 54, 55 e 58), tricampeão sulamericano do km contra o relógio e velocidade (1954, 56 e 59 e vice em 1952).
Participou ainda das olimpíadas de melbourne na austrália em 1956, com a 7ª colocação na prova de velocidade.
Já nos últimos anos de carreira, ainda obteve a medalha de bronze nos jogos panamericanos de são paulo, em 1963, sempre tendo que superar todas as dificuldades e condições de sua época, sendo considerado por todos os especialistas como uma das lendas do esporte e do ciclismo brasileiro.
Anésio argenton tornou-se um ícone do esporte nacional e mundial, por sua carreira memorável marcada de fatos intrigantes e da extrema dificuldade de sua época.
Confira o trailer do filme:
0 comentários:
Postar um comentário