quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Taquaritinga irá reformar o Cine São Pedro

Por: Davi Marques Pastrelo

Taquaritinga irá reformar o Cine São Pedro, antigo marco histórico e arquitetônico da cidade e transformá-lo em um Centro Cultural amplo e moderno. O projeto de R$ 4,7 milhões será obra da arquiteta araraquarense Dagmnar Bizzinoto Ribeiro. 

A revitalização do antigo cinema construído na década de 30, irá manter as características do prédio, inclusive a cor original, bege esverdeado, será mantida. O novo espaço terá itens de segurança, saídas de emergência, paisagismo, rampas e sanitários para cadeirantes e escadas vazadas para não obstruir a visão.

O teatro ainda terá, teto acústico, isolamento térmico e moderna iluminação, espaço para shows e apresentações, biblioteca, a sala de cinema e área de convivência com lanchonetes.

A cidade já vinha organizando através do Movimento Pró Cine São Pedro, formado por artistas e produtores culturais da cidade, uma série de mobilizações, como a instalação de um cinema itinerante com exibição de documentários desde o ano passado em frente ao prédio histórico.

 Os eventos contaram com a exibição de filmes na Praça Dr. Horácio Ramalho onde cerca de 150 pessoas assistiram a apresentação da Banda Maestro Marin e os filmes, 'Abel Contra o Muro', 'Ilha das Flores' e 'Temporão'. A estrutura contou com telão, data show, cadeiras e distribuição gratuita de pipocas.

O Cine São Pedro:

O Cine São Pedro, construído nos anos 1930 e fechado pelo proprietário nos anos 1990, foi empossado pela prefeitura no final de 2011, após uma série de problemas burocráticos envolvendo os 38 herdeiros da família Curti.
Foto: Cecília Marin Anselmo, http://www.osintrocaveis.com.br.
A restauração do cinema é um velho sonho da cidade e da Associação dos Amigos da Cultura e do Meio Ambiente, que gerenciou o cinema por um bom tempo. A entidade criada no início dos anos 90 conseguiu impedir que o cinema se transformasse em uma igreja evangélica.
Foto: Prefeitura Municipal de Taquaritinga,

O cinema foi reaberto e funcionou até 2007, quando a prefeitura decidiu interditar o local por conta de problemas na estrutura, parte do forro ameaçava desabar.

0 comentários:

Postar um comentário