terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em reunião com entidades, Prefeitura de Araraquara garante retomar distribuição de alimentos

Por: Davi Marques Pastrelo

Em reunião realizada na Prefeitura Municipal com representantes de entidades sociais de Araraquara, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou que o secretário municipal de Governo, Orlando Mengatti Filho, o Nino, irá a Brasília nesta terça-feira (24) entregar pessoalmente ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) um ofício solicitando a urgente retomada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que beneficia centenas pessoas carentes no município, por meio das entidades cadastradas no Programa Fome Zero.

Acompanhado dos vereadores Aluisio Braz, o Boi, Edna Martins, Roberval Fraiz e Jair Martineli, além da presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, e do secretário municipal da Agricultura e de Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins, o prefeito enfatizou que o governo municipal tem todo o interesse em retomar o mais rapidamente possível o PAA em Araraquara.

“Estamos confiantes na retomada do programa, pois sabemos o quanto a suspenção está sendo prejudicial para as entidades, para os próprios produtores rurais que estão deixando de vender e, principalmente, para a população que recebe os alimentos. Queremos dizer publicamente que estamos batalhando para a retomada e esperamos contar com a compreensão do MDS. Vamos atender qualquer solicitação feita pelo Governo Federal e as falhas que foram apontadas serão corrigidas”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário Antonio Martins, toda a documentação solicitada pelo MDS foi entregue. Técnicos do Ministério estiveram na cidade para avaliar in loco o andamento do programa e, agora, a Prefeitura aguarda o parecer para que as compras e distribuição dos alimentos possam ser retomadas. “Do ponto de vista formal, não existe nenhum problema em relação ao funcionamento do programa”, disse o secretário.

                          
Apoio integral

A coordenadora do Conselho Operativo do Programa Fome Zero, Márcia Aere Pedro Antonio, ressaltou o apoio do prefeito Marcelo ao PAA e o trabalho pela sua retomada. Segundo Márcia, cujo Conselho representa todas as entidades cadastradas no município, o programa foi ampliado por Marcelo.

“As entidades passaram a receber grandes quantidades desses alimentos no governo do prefeito Marcelo Barbieri, o que possibilitou atender a mais famílias em situação de vulnerabilidade social no município”, enfatizou Márcia.

A coordenadora ainda afirmou que em recente reunião na cidade, o Conselho apresentou às entidades o ofício do MDS que solicitou o envio de toda documentação relativa ao convênio anterior do PAA, que vigorou de 2009 a 2012. 


“Não houve nenhuma coação por parte do secretário municipal da Agricultura, Antonio Martins, para que as entidades assinassem o documento referente ao recebimento de produtos daquele período. Ficamos muito tristes quando isso foi dito por algumas pessoas, pois não foi o que aconteceu. Foi colocada na pauta da reunião com as entidades a necessidade de apresentação da documentação complementar que estava sendo solicitada pelo Ministério e o modelo do ofício foi apresentado às entidades pelo próprio Conselho do Programa Fome Zero. Está tudo registrado em ata”, declarou Márcia Aere.Retomada

O secretário Antonio Martins reiterou que a prestação de contas do PAA do período de 2009-2012 foi entregue ao Ministério em janeiro de 2013. Em agosto, após a divulgação das investigações pela Polícia Federal, o Ministério solicitou uma documentação complementar sobre a quantidade de produtos adquiridos pelas entidades. Além disso, durante a visita de técnicos do MDS, realizada entre os dias 9 e 13 deste mês, a Prefeitura deu todo respaldo para que a equipe mantivesse contato com as entidades e produtores para colher as informações necessárias. Martins reiterou que toda a documentação solicitada foi entregue e o município está confiante que o MDS tome a decisão favorável à retomada do Programa.


Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara

0 comentários:

Postar um comentário