sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Marcha das Vadias acontecerá em Ribeirão Preto


 

 

Da redação
 
 
 Foto: Divulgação

A segunda reunião de construção para a 1° Marcha das Vadias em Ribeirão Preto aconteceu na Fábrica de Extintores, na Praça Sete de Setembro, dia 17 de agosto. A reunião teve início às 17h30.
 
A  Marcha  das  Vadias  (português brasileiro) ou Marcha das Galdérias (português europeu) (em inglês: SlutWalk), significa vadiar. Este é  um  movimento  que  surgiu,  a  partir  de  um  protesto,  realizado  no  dia  3 de abril de 2011 em Toronto, no Canadá, após um policial do campus de uma universidade, ter alertado as vítimas de estupro a “não se vestirem como vadias”.
 
Hoje, todos elas marcham contra o machismo, e desde então se internacionalizou, sendo realizado em diversas partes do mundo. A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro teriam provocado a violência por seu comportamento. Por isso, marcham contra o machismo, contando sobre os seus próprios casos de estupro e preconceitos.
 
As mulheres durante a marcha usam não só roupas cotidianas, mas também roupas consideradas provocantes, como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã.  
 
Conceito usado para descrever a cultura, em que o estupro e a violência sexual são comuns, no qual as atitudes normas, práticas e mídia prevalentes normalizam, justificam, toleram e até consentem o estupro.

A Marcha das Vadias acontecerá no centro de Ribeirão Preto, sábado dia 28 de setembro  as 10h, a concentração será na teatro Pedro II. Este dia foi escolhido, por ser o dia mundial pela descriminalização do aborto, na américa latina.

 
 
Repórter Gazeta estará no evento...
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário